Os ossos são responsáveis pela sustentação do corpo. Identificar precocemente sintomas da osteoporose, doença que causa a diminuição na densidade óssea, é fundamental para evitar problemas como fraturas e lesões.
Segundo informações da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasgo), a osteoporose atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil. Além disso, dados da International Osteoporosis Foundation (IOF) mostram que mais de 9 milhões de fraturas por ano são causadas em decorrência da doença, representando uma lesão a cada três segundos.
Saiba identificar os sintomas
Os sintomas da osteoporose podem ser sentidos por pessoas de ambos os sexos e costuma atingir principalmente os idosos. No caso do público feminino, o problema costuma aparecer no período pós-menopausa, sendo causados pela redução hormonal.
Essa é considerada uma doença assintomática e, na maioria das vezes, só pode ser identificada após alguma fratura ou lesão. Ainda assim, estar atento a alguns sinais do organismo pode contribuir para um diagnóstico precoce. Confira:
1. Dor nos ossos e nas articulações
Um dos sintomas da osteoporose mais comuns é a dor nos ossos e nas articulações. No entanto, esse é um sinal que pode estar relacionado a uma série de outros problemas e, por isso, precisa de avaliação médica para que seja identificada a verdadeira causa.
2. Fragilidade nos ossos e fraturas
Muitas vezes, o paciente não descobre a doença até sofrer uma queda leve e acabar fraturando algum osso. Diante dessa fragilidade, busca-se identificar o motivo. Em alguns casos, acaba-se revelando a osteoporose.
3. Diminuição na altura
Em algumas situações, a pessoa começa a sentir mais dores nas costas que de costume e pode notar diminuição na altura. Isso ocorre pelas pequenas fraturas de vértebra, que vão diminuindo o tamanho do indivíduo sem que ele perceba.
4. Ombros caídos e corcunda
A dor e a fragilidade dos ossos também podem ocasionar uma piora na postura do paciente. Os ombros caídos e a popular corcunda podem ser sinais de coluna com microfraturas.
Previna a osteoporose
Por essa ser uma doença silenciosa, checar a saúde óssea é muito importante para a prevenção de problemas graves. Até o momento, não existe cura para a osteoporose, apenas tratamentos que diminuem as chances de lesões e melhoram a qualidade de vida do paciente.
A densitometria óssea é uma das formas mais eficazes de checar se tudo anda bem. O teste é rápido, pode ser feito por qualquer pessoa e o resultado sai na hora. Para as mulheres, em especial, o exame deve fazer parte da rotina de saúde a partir da menopausa, que ocorre, geralmente, entre os 40 e os 50 anos de idade.
Uma pesquisa encomendada pela Abrasgo ao Ibope mostrou que a desinformação sobre os sintomas da osteoporose ainda é bastante evidente. No estudo, 60% das mulheres com mais de 45 anos afirmaram nunca terem realizado o exame.
Após o diagnóstico, o tratamento é feito com remédios que evitam a perda de massa óssea e ajudam na reposição do cálcio perdido. Alimentação saudável e prática moderada de atividades físicas são atitudes positivas no tratamento.
Fonte: Vivo Mais Saudável
Nenhum comentário:
Postar um comentário