segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Os acessórios de Pilates

O método Pilates foi idealizado por Joseph Hubertus Pilates, no início da década de 1920. Seu programa envolve condicionamento físico e mental. O Pilates trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável. No inicio Joseph desenvolveu os aparelhos e depois vieram os acessórios, como forma de otimizar o treino. Os acessórios podem facilitar ou dificultar um exercício. 

Vamos ver alguns dos acessórios mais utilizados nos Estúdios de Pilates

- bola suiça;

- over Ball;

- toning Ball;

- rolo;

- faixa elástica;

- flex ring;

- meia lua;

- Disco de equilíbrio;

- disco de rotação.

Vamos conhecer três deles

Bolas

As bolas são itens indispensáveis em um Studio de Pilates. Personagem tão importante quanto um protagonista de novela, a bola se mostra uma excelente aliada para quem tem um pouco mais de pressa em conseguir resultados estéticos com Pilates.

Além disso, com a bola é possível obter maior concentração, melhora o condicionamento físico, define a musculatura (acredite, você vai precisar de seus músculos e equilíbrio se quiser se manter em cima da bola), corrige a postura, trabalha equilíbrio e auxilia a definir e tonificar os músculos.

Rolo

O rolo é outro excelente acessório para quem gosta de diferentes níveis de dificuldade nos exercícios de Pilates. Existem dois tipos, um que é em formato de rolo mesmo, como o rolo de macarrão da “mamma”, e outro que é o rolo com um corte longitudinal, para os que querem um pouco de dificuldade, mas ainda não se sentem seguros para trabalhar com o rolo.

Este tipo de acessório, por possuir uma base de suporte bem pequena, desafia o praticante a trabalhar com a musculatura em toda sua plenitude, pois ativa músculos nas áreas mais profundas do corpo mesmo involuntariamente, deixando os exercícios ainda mais provocantes!

Flex Ring

Parecido com um anel qualquer, porém flexível, o Flex Ring é um acessório que agrega muitos benefícios. Ele agrega dificuldade aos exercícios já conhecidos. Normalmente este acessório aumenta a quantidade de músculos trabalhados em determinado exercício.

Por serem conhecidos por sua destreza e enorme busca por desafios, os adolescentes são os mais apaixonados pelo Flex Ring, mas isso não quer dizer que o acessório possua alguma restrição para uso em outras faixas etárias.

Estes foram alguns acessórios que costumam aparecer bastante nos Studios de Pilates. Vale a pena reforçar que cada um deles traz ótimos resultados, mas como tudo, é necessário ter o acompanhamento correto para atingir os resultados que você busca, sejam eles de saúde, estéticos ou simplesmente como passatempo.

Nenhum comentário: