sábado, 23 de janeiro de 2016

Ministério da Saúde disponibilizará um único teste para detectar zika, dengue e chikungunya

Instituições brasileiras desenvolveram um único teste capaz de denunciar infecções pelos vírus da dengue, da zika e do chikungunya — todas disseminadas pelo mosquito Aedes aegypti. Atualmente, o diagnóstico demanda três métodos diferentes — que utilizam produtos importados para funcionarem adequadamente. Com a nova tecnologia desenvolvida pela Fiocruz (prevista para ser lançada ainda em fevereiro deste ano), espera-se uma maior agilidade na detecção dos problemas. Fora isso, por usar matéria-prima nacional, a estratégia reduzirá os gastos público – calcula-se uma economia de mais de 50%.

Batizado de “Kit NAT Discriminatório para dengue, zika e chikungunya”, o método é resultado de um trabalho conjunto entre o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e quatro unidades da Fiocruz: o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), o Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná), o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). A previsão é de que o Ministério da Saúde encomende ao menos 500 mil kits até o final de 2016.

A estimativa é de que se gaste US$ 20 na fabricação de cada teste. Mas calma: ele estará disponível gratuitamente na rede de laboratórios do Ministério da Saúde (MS). O kit pode ser usado para o diagnóstico tanto dos três vírus de uma vez só quanto de cada um isoladamente.

Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário: