domingo, 11 de novembro de 2007

Método de Pilates: Você sabe o que é?

Um nome um pouco diferente está cada vez mais comum de ser ouvido nas academias de todo o Brasil. É o método de Pilates que surgiu em 1926 durante a guerra mundial e foi desenvolvido pelo ginasta Joseph Pilates que trabalhava como enfermeiro durante a guerra.

A idéia que se tem à primeira vista, é de algo estranho com pessoas se contorcendo em aparelhos lembrando camas hospitalares e fisioterápicos. Este método foi desenvolvido pela necessidade de ajudar pacientes de guerra a recuperar a força e a resistência dos músculos através do conhecimento de anatomia e fisiologia.


Essa técnica ficou famosa após a guerra entre dançarinos e bailarinos e logo tomou dimensões entre os adeptos de fitness nos Estados Unidos e Europa, chegando ao Brasil há pouco tempo. O sucesso desta atividade deve-se aos resultadossurpreendentes e rápidos no enrijecimento muscular no aumento de força e postura.


O método de Pilates traz inúmeras vantagens, principalmente para aquelas pessoas que estão cansadas das tradicionais ginásticas de academia.

Os resultados de emagrecimento e queima calórica são expressivos, acompanhados do aumento de massa muscular, resistência cardiorespiratória, diminuição do estresse e da tensão, e aumento da flexibilidade.


Os exercícios realizados através do método de Pilates são diferenciados pelo fato de não usar pesos adicionais, sendo empregada somente a própria força e dando especial atenção para o trabalho de postura e de respiração para que seja realizado corretamente.


Os movimentos são, geralmente, realizados em séries de 10 repetições para cada seguimento muscular e estão divididos em exercícios realizados no chão - sobre um colchonete - para os iniciantes e, nos aparelhos específicos como cadilac, reformer, pedipole e chair, voltados para os alunos mais avançados em sessões individuais.


Fonte: www1.uol.com.br