quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Ginástica que faz a cabeça

Pilates e ioga seduzem o carioca com malhação em estilo zen

Fátima Sá
Boa postura, corpo flexível e músculos durinhos: ideal de beleza sem sofrimento

Sabe aquela vizinha bonitona, de corpo esguio, que esbanja saúde? Você pode não acreditar, mas é bem possível que ela mantenha a forma sem freqüentar academia de ginástica, nem suar na esteira, nem erguer pesos numa sala de musculação. Preocupados com o corpo, mas avessos à malhação tradicional, cada vez mais cariocas estão descobrindo que beleza e saúde não precisam ser sinônimo de sofrimento e abnegação. São os adeptos de uma malhação mais zen. Gente que molda o corpo em aparelhos de pilates, posições de ioga, aulas que misturam tai chi chuan, dança e meditação. "As pessoas estão gostando porque são atividades que cuidam do corpo e também da cabeça, já que exigem concentração e aliviam o stress. Nunca vivemos sob tanta tensão quanto hoje em dia", resume Teresa Camarão, talvez o maior fenômeno dessa onda. Teresa descobriu o pilates em meados dos anos 90. Abriu seu primeiro estúdio em 1999. E hoje, menos de cinco anos depois, é dona de dez estúdios, espalhados na Zona Sul, Barra, Centro e Niterói. Tem 1 000 alunos, fabrica e vende aparelhos, forma professores e acaba de lançar uma fita de vídeo ensinando a usar os pitorescos apetrechos do pilates.

Teresa soube aproveitar a onda. De todos os modismos dos últimos anos, o pilates é, sem dúvida, a sensação. "Se eu quisesse ficar rica, só teria salas de pilates", afirma Marion Kelson, dona da Gestos, uma dessas academias alternativas que oferecem várias atividades misturando ginástica, terapia corporal e filosofia oriental. Marion é representante de uma das tribos mais comuns da malhação zen – a dos que não se adaptam às academias. Vivia entrando e saindo, sem muito entusiasmo.


"É coisa de maluco. O professor gritando, a música alta, todo mundo se olhando no espelho o tempo todo, numa obsessão narcisista incrível", diz. A diferença de ambiente é mesmo marcante. Na Gestos, como na maioria dos espaços que oferecem aulas de pilates, ioga e afins, a música é suave – em geral jazz, bossa nova ou algo do gênero –, a decoração é clean e o espaço, perfumado. Mas que ninguém pense em sombra e água fresca. Quem já experimentou uma sessão de pilates, por exemplo, sabe bem: o corpo fica dolorido, a perna bamba. É malhação, sim, mas em clima de calmaria.


Inventado na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates, um sujeito cheio de problemas de saúde e de excelentes idéias, o pilates vem conquistando milhares de adeptos pelo mundo. Usando exercícios respiratórios e posturais em colchonetes ou em aparelhos feitos de molas, tiras de couro, roldanas e barras, o aluno melhora a postura, diminui a barriga, tonifica os músculos, ganha flexibilidade. E em poucos meses. O resultado explica parte do sucesso. A outra parte se deve, sem dúvida, à boa propaganda. Depois que beldades como Sharon Stone se declararam encantadas com o exercício, a procura explodiu.





Ligia Azevedo: com o joelho lesionado após anos de aeróbica, hoje só faz exercícios de pilates

Quem arrebentou o joelho com os saltitos frenéticos da aeróbica nos anos 80 sabe bem da importância de proteger o corpo. "Passei um tempo enorme parada, cheia de dores por causa de anos seguidos de pula-pula. Fiz muita antiginástica para me recuperar. Hoje, felizmente, as pessoas estão mais atentas", diz a empresária Lígia Azevedo, uma das entusiastas arrependidas da velha aeróbica, hoje praticante de pilates.

As vantagens desses exercícios de baixo impacto são muitas, sem dúvida. Mas é preciso atenção. "O tripé básico da atividade física é força, flexibilidade e capacidade aeróbica. E a maioria desses exercícios é ótima para a flexibilidade e até ajuda a desenvolver a força. Mas quem quiser estar realmente em forma precisa caminhar, correr, pedalar", alerta o chefe do departamento de ginástica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alex Pina. Por isso, para quem está mesmo precisando perder uns quilos, a simples posição de lótus, sozinha, não resolve. O jeito é suar a camisa ou fechar a boca. As atividades zen têm outro senão: o preço. Uma mensalidade de pilates, com aulas apenas uma vez por semana, custa em média 100 reais. O ideal é fazer duas vezes por semana. E aí o preço costuma duplicar.


Uma das maiores vantagens desses exercícios é mesmo a integração. Eles podem ser praticados por adultos, crianças e idosos. Em geral são mais procurados pelas pessoas com mais de 30 anos. Uma turma que já se cansou do ambiente jovem sarado que domina a maioria das grandes academias da cidade, não tem pressa para entrar em forma e está mais preocupada com saúde e bem-estar do que com curvas e músculos inflados. De olho nessa onda, o roteiro da beleza do carioca vem ganhando novos e curiosos endereços. "Quando eu comecei, não havia tantos espaços assim", comemora a professora de educação física Silvia Sobral.





No momento, esse segmento está fortíssimo, diz Pedro Aquino, presidente da Associação das Academias do Rio. Ponto para quem gosta de música tranqüila e malhação zen.







VEJA on-line Veja Rio VEJA Noite Rio

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Pilates: método que integra o corpo e a mente

Desenvolvido por volta de 1920 pelo alemão Joseph Pilates, o método pilates é a sensação do momento entre as modalidades de atividades físicas.Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880, na Alemanha. Na infância, sofria de asma e raquitismo. Desde cedo, tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas.
Ainda adolescente, foi ginasta e mergulhador. Aos 14 anos, já estudava anatomia e os fundamentos da medicina oriental.

Com o tempo, criou o método pilates. Durante a Primeira Guerra, pôde comprovar o resultado de sua criação. Para ajudar na recuperação dos feridos de uma enfermaria, propôs seu programa de exercícios. Em 1926, migrou para os Estados Unidos, onde finalmente abriu seu estúdio, em Nova York. Joseph viveu até os 80 anos.
O principal foco do pilates é dar ênfase ao fortalecimento da região da barriga, que se chama casa de força, ou powerhouse.
Os exercícios são feitos para tornar o abdome rígido. Joseph Pilates defendia que um abdome fortalecido ajuda a dar sustentação à base da coluna.

Outro ponto fundamental é manter o alinhamento postural durante as atividades. A respiração tem papel importante na execução do exercício e deve acompanhar o ritmo de cada atividade. O praticante precisa estar concentrado e atento a todos os movimentos.
A técnica trabalha todos os músculos do corpo, e o aluno acaba percebendo a existência deles, tomando, assim, o que chamamos de consciência corporal.
Os exercícios são feitos no solo ou em equipamentos que usam molas para oferecer assistência e resistência ao movimento. Nunca são repetidos mais de dez vezes e são realizados com foco na respiração correta e na postura, com a ênfase na contração do abdome e dos glúteos.As sessões são individuais ou em grupos pequenos, para que as séries possam ser adaptadas às necessidades e limitações de cada praticante e o instrutor possa dedicar atenção à qualidade — que importa mais do que a quantidade — dos movimentos.
O resultado, após cada sessão, é uma agradável sensação de bem-estar, auto-estima e revigoração, pois cada músculo foi alongado, tonificado e massageado. Porém, é importante salientar que os benefícios dependem de movimentos bem-feitos e da concentração do aluno.

A técnica pode ser praticada a partir dos catorze anos, tanto por esportistas quanto por sedentários. Pessoas em processo de reabilitação e até mesmo gestantes (desde que tenham aprovação do médico) estão liberadas para a atividade, que não exige condicionamento prévio
por ser de baixo impacto e não elevar muito a freqüência cardíaca.
A única contra-indicação é para casos de lesões no sistema músculo-esquelético em processo de dor aguda. Passada essa fase, vem a da reabilitação, e só assim o pilates pode entrar para trabalhar a força muscular, a flexibilidade e o ganho de movimento.
Joseph Pilates reuniu aspectos da filosofia oriental e exercícios valorizados pelo Ocidente, como o fortalecimento muscular. Aprenda alguns princípios da modalidade.

CONCENTRAÇÃO: é importante estar atento à execução dos movimentos.
RESPIRAÇÃO: cada atividade tem um padrão respiratório. O correto é usar toda a capacidade do pulmão.


CONTROLE: fundamental para a qualidade do exercício. O movimento deve ser feito com total controle da mente e com precisão.
MOVIMENTOS FLUENTES: desenvolve a habilidade de movimentar-se com leveza, continuidade e harmonia.

ALINHAMENTO POSTURAL: se uma parte do corpo está desalinhada, toda a estrutura é comprometida.

POWERHOUSE OU CASA DE FORÇA: representado pelo abdome. O foco principal dos exercícios é fortalecer essa região.



O pilates traz uma série de vantagens. Leia:

Fortalece o corpo, especialmente a musculatura abdominal.
Dá flexibilidade.
Diminui a tensão e a fadiga.
Relaxa e ajuda a combater o grande vilão da atualidade: o estresse.
Melhora a postura e induz ao correto alinhamento corporal.
Aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular.
Favorece o desempenho sexual.
Deixa as articulações mais móveis.
Desenvolve os músculos que suportam a coluna, aliviando dores crônicas na região.
Desperta, revitaliza e dá sensação de leveza.
Otimiza o desempenho de atletas.
Eleva a capacidade de contração muscular.
Ajuda a descomprimir lesões na coluna.
Aumenta a densidade óssea.
Diminui o percentual de gordura corporal.
Estimula a circulação.
Desenvolve a consciência corporal e melhora a coordenação.
Prepara áreas enfraquecidas para a reabilitação.
Auxilia no tratamento de complicações nos joelhos, nos ombros e nas panturrilhas, acidentes automobilísticos, reumatismos, poliomielites, pós-operatórios, pré e pós-parto.

Fontes: Revista Pense Leve. Revista IstoÉ, nº 1810 – 16/6/2004.









Pilates para todos

Esta modalidade de atividade física tem um diferencial que é o fato das aulas serem praticadas no chão ou em aparelhos com molas e tiras de couro.

A idéia é trabalhar os grupos musculares específicos, com poucas repetições e muita intensidade, para enrijecer a musculatura e gerar aumento de força sem sobrecarregar o corpo do praticante.

Uma das vantagens do pilates é que ele pode ser feito por qualquer pessoa, desde aqueles que tem o hábito de se exercitarem, quanto para aqueles que estão iniciando um programa de atividade física do zero.

Jovens,idosos,pessoas com lesões nas articulações, dores crônicas nas costas, hérnia de disco, lombalgias e tensões musculares também podem iniciar a prática do pilates, pois além de gerar uma melhor performance, estes exercícios ajudam na reabilitação.

Por Marco de Cardoso

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Pilates é a saída de quem possui dor crônica nas costas

Autoria: Da Redação ( O Debate)

A dor crônica atinge de 7% a 40% da população mundial, gerando incapacidade motora em 50% dessas pessoas. Em diversos casos, a saída para o problema está na prática de exercícios, em especial o Pilates.

Diversas clínicas de Belo Horizonte que oferecem este serviço constataram que maior parte da demanda busca o Pilates como forma de driblar a dor crônica. A dor nas costas é a reclamação mais recorrente, atingindo 7 de cada 10 pacientes.

O que faz do Pilates a melhor saída para esses problemas é que a atividade é personalizada para cada cliente, unindo movimentos de solo e em aparelhos que, simultaneamente, exercitam força e flexibilidade. Mais de 80% das dores nas costas são resultados de postura incorretas que geram contrações musculares e reduzem a circulação sanguínea no interior dos músculos.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Técnicas de pilates ajudam a apimentar a relação sexual

Mariane Thamsten - O Globo Online




Rio - A atividade física, além de proporcionar a boa forma pode dar uma forcinha para performace na hora "H". E o pilates é um ótimo aliado para apimentar a relação sexual. Por trabalhar especialmente os múculos da região pélvica (ou do quadril) os exercícios tendem a deixar os praticantes com mais disposição para o sexo.

Segundo a Fisioterapeuta Cristina Kinschinhevsky, do Studio Phyx, diversos fatores contribuem para isso: o desenvolvimento da capacidade respiratória, uma vez que os exercícios são realizados com uma respiração correta e suave; maior capacidade de concentração; aumento da resistência, da força e da flexibilidade corporal; e redução de dores, como as das costas, por exemplo.

A força que o pilates dará aos músculos da região abdominal e da pelve, muito usados durantes a relação sexual, ajuda na sustentação e na durabilidade do ato sexual, afirma a Fisioterapeuta.

De acordo com Cristina, algumas mulheres sofrem com o relaxamento da musculatura pélvica após a gravidez ou no período da menopausa, o que pode reduzir o prazer na hora da relação sexual.

O problema, que pode ocorrer devido às alterações hormonais e aos partos, pode ser contornado com exercícios de pilates focados no fortalecimento pélvico. O resultado é maior conforto e prazer durante o ato sexual, completa.
Além disso, com a liberação da serotonina (substância liberada ao praticar atividade física e que esta ligada ao humor e ao prazer) há uma diminuição do estresse. A especialista diz que o estresse é um dos principais baldes de àgua fria no sexo.
A serotonia desempenha um importante papel no sistema nervoso como, por exemplo, regular o sono, a temperatura corporal, o apetite, o humor, a aitvidade motora e as funções congnitivas. A substância propicia uma sensação de bem-estar que certamente contribui para deixar a pessoa mais sensível aos estímulos sexuais - explica.

Já a Fisioterapeuta da Acquafisio, Michele Godoy, aponta o fortalecimento do períneo ( músculo responsável por controlar a urina) e dos músculos adutores ( da parte interna da coxa) como fundamentais para uma boa performace sexual.
Os movimentos de abrir e fechar a perna e o de empurrar e encaixar o quadril feitos no pilates trabalham com o períneo e os adutores, os mesmos usados nas posições sexuais. Fortalecer essa musculatura só pode ajudar para melhorar a performace na
transa - salienta Godoy.
Michele lembra ainda que, dependendo da posição, a força dos músculos abdominais tem sua importância na hora do sexo.
Há certas posições sexuais exigem sustentabilidade dos músculos abdominais e dos braços, tanto para mulheres, quanto para os homens. A força proporcionada pelos exercícios do pilates evita, inclusive, as dores no dia seguinte - completa.