segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Malhação que faz a cabeça

Corpo sarado, muitas curvas, postura impecável e mais pique. Conheça os benefícios do pilates, método que deixa a mente sã e o corpo são!

Por Pamela Cristina Leme
Na contramão do ritmo frenético das academias de ginástica, muita gente tem aderido a um tipo de malhação mais zen na hora de deixar a silhueta esbelta, cuidar da saúde e, de quebra, garantir o bem-estar mental. Cada da vez mais popular no Brasil, o método pilates traz uma lista de vantagens para pessoas de todas as idades e sexos que não gostam da idéia de suar a camisa numa esteira ou erguer pesos numa sala de musculação. Com aulas para lá de personalizadas (que contam com até quatro pessoas, no máximo) e música relaxante, o pilates tonifica o corpo, aumenta a resistência física e mental, garante maior controle corporal, melhora a respiração e a concentração e deixa a postura impecável, em exercícios cujos resultados são eficazes e duradouros.
O pilates é a perfeita coordenação do corpo, da mente e do espírito. Ele dá a capacidade do domínio completo de todos os movimentos , resume a chilena Inélia Garcia, diretora do Studio Pilates do Brasil, que segue as orientações originais do ginasta alemão Joseph H. Pilates. Enfermeiro durante a Primeira Guerra Mundial, ele desenvolveu essa técnica em 1926 ao notar que poderia ajudar os feridos a recuperar a força e a resistência dos músculos aplicando o conhecimento que tinha sobre anatomia e fisiologia. É por isso que, à primeira vista, o pilates soa como algo estranho, com pessoas se contorcendo em equipamentos que lembram camas hospitalares e aparelhos fisioterápicos.
Partindo do princípio de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, os exercícios de pilates fortalecem os músculos fracos, alongam aqueles que estão encurtados e aumentam a mobilidade das articulações. As aulas apresentam movimentos fluentes feitos sem pressa e com poucas repetições, o que espanta o estresse e a monotonia. O alinhamento postural é importante em cada exercício, o que contribui para a melhora da postura global do indivíduo. Em geral, esses movimentos são realizados em séries de 10 repetições para cada seguimento muscular e estão divididos em exercícios realizados no chão - sobre um colchonete - para os iniciantes, e nos aparelhos específicos como cadilaac, reformer, pedipole, chair - além de assessórios como bola, rolo e magic circle -, voltados para os alunos mais avançados e em sessões individuais.
O professor de pilates da Bio Ritmo de São Paulo, Marcelo Jaime, conta que os resultados de emagrecimento e queima calórica são expressivos. Numa aula de uma hora, é possível perder até 300 calorias, além de aumentar a massa muscular, a flexibilidade e a resistência cardiorespiratória. De acordo com Marcelo, o abdome fica lisinho e a musculatura é trabalhada de forma a deixar o corpo com formas elegantes e harmonizadas. É por isso que as mulheres ainda são as que mais procuram o pilates. São pessoas que querem deixar tudo durinho e sarado, mas sem ficar com aquele aspecto de marombeiras , aponta. Ele diz que qualquer um praticar o pilates, mas, atualmente, o público é basicamente formado por indivíduos que têm entre 25 e 40 anos.

Vantagens do pilates:

Aumenta a resistência física e mental;
Proporciona alongamento e maior controle corporal;
Corrige a postura;
Aumenta a flexibilidade, o tônus e a força muscular;
Alivia as tensões, o estresse e as dores crônicas;
Melhora a coordenação motora;
Ajuda na mobilidade das articulações;
Estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue;
Facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas;
Fortalece os órgãos internos;
Aumentao da concentração;
Trabalha a respiração;
Traz relaxamento.
Mas não pense que o pilates é moleza. Marcelo afirma que o método faz todo mundo suar a camisa e sentir algumas dores no corpo e as penas bambas depois das aulas. É malhação sim, só que num clima de calmaria , condensa. E a diferença de ambiente é mesmo marcante. Pouca gente em volta, música suave (geralmente jazz, bossa nova ou algo do gênero), decoração clean e espaço perfumado. O professor indica que sejam feitas duas aulas por semana para os principiantes, e três para quem já se acostumou ao Pilates.

Nenhum comentário: