terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Reabilitar através do método de Pilates

Hospital Nossa Senhora do Rosário, EPE



Tiveram início, no passado mês de Junho, aulas de Pilates no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação




As aulas, dirigidas para todos os utentes com indicação, são efectuadas pelas Fisioterapeutas Alice Martins e Isabel Russo duas vezes por semana, com duração de cerca de 1 hora cada. “As aulas apresentam movimentos fluidos e suaves e poucas repetições de cada movimento, evitando monotonia e o desgaste físico”, explicam as Fisioterapeutas.


Pilates é um sistema de exercícios desenvolvido por Joseph Pilates há cerca de 90 anos. Não é apenas uma moda, mas um método bem sucedido que tem mostrado conseguir resultados positivos. Trabalha o corpo de uma forma global, numa perspectiva holística, estabelecendo uma íntima ligação entre o corpo e a mente.


“O que caracteriza este método é a forma como assumimos o controlo do nosso corpo, enfatizando o trabalho de todos os músculos de uma forma equilibrada, enquanto nos mantemos absolutamente conscientes da ligação “corpo-mente” para atingir um alinhamento postural correcto”, explicam as Fisioterapeutas Alice Martins e Isabel Russo, acrescentado que este método “fortalece, tonifica e alonga o corpo de “dentro para fora”, melhorando principalmente a musculatura profunda”.

O Método Pilates baseia-se num conjunto de exercícios de força e mobilidade, utilizando para tal técnicas e exercícios específicos. Este método permite desenvolver uma maior tomada de consciência corporal através, sobretudo, dos seus princípios: concentração, respiração, centralização, controlo, precisão, movimentos fluidos, isolamento e rotina.
Este método tem a capacidade de se adaptar e direccionar às diferentes características de cada pessoa.

Neste sentido são muitos os estudos e os profissionais de saúde que associam a sua prática a vários benefícios tanto na prevenção, como no tratamento de algumas patologias, entre elas: raquialgias, fibromialgias, alterações posturais, incontinência urinária, entre outras. Melhoria do equilíbrio, dos níveis de atenção e de concentração, da coordenação neuromotora, da mobilidade articular e aumento dos níveis de conhecimento de si próprio são conquistas que se adquirem ao longo do percursodeste método.


“Será neste sentido, e tendo em conta todos os princípios e metodologias utilizadas pelo Método Pilates, que podemos considerar a sua prática uma importante fonte de estímulo de bem-estar global”, frisam as Fisioterapeutas, acrescentando que “o maior objectivo do Método Pilates é proporcionar ao utente uma profunda compreensão do seu corpo, desse modo todos poderão usá-lo de forma mais eficiente, aprimorando a sua eficiência nas actividades da vida diária e profissional. O resultado: melhoria da qualidade de vida”.


sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 16:18 - Assunto: Geral Fonte: Desconhecido

Nenhum comentário: