sábado, 2 de fevereiro de 2008

Pilates promete fim das dores, postura e redução de medidas

Data: 21/11/2007
Município: - Rio de Janeiro

Extraído de : Jornal da Manhã
http://www.jmonline.com.br/?canais,11,07,516


Com foco, principalmente, na consciência corporal e o objetivo de trabalhar o fortalecimento muscular e o alongamento, a prática de Pilates hoje é uma atividade muito procurada por atletas, homens, mulheres, crianças, idosos e jovens. Não há restrições. Qualquer pessoa pode aderir a esse método de exercício, após avaliação das condições de saúde, segundo o fisioterapeuta Júlio César Sousa Ribeiro.


O Pilates é realizado em três níveis: básico, intermediário e avançado. A evolução depende de cada praticante, não havendo tempo predeterminado para cada nível. Os exercícios vão desde os de solo, até os mais avançados, nos aparelhos.


Para quem busca um corpo bonito, Júlio César observa os resultados oferecidos pela técnica. Conforme ele, a redução de medidas com a prática de Pilates fica evidente nas primeiras sessões. E explica que o trabalho feito é justamente no fortalecimento de toda a musculatura abdominal, assoalho pélvico e paravertebrais. "É o que chamamos de cinturão de força, o power-house. O foco é na altura do umbigo, o que acaba fortalecendo essa região", explica.



O fisioterapeuta não tem dúvidas. Garante que o Pilates é um exercício completo. "Trabalhamos a concentração, coordenação, equilíbrio, relaxamento e, principalmente, a respiração", enumera. Ele afirma que até mesmo pessoas com pouca mobilidade, obesas ou sedentárias, podem praticar Pilates, já que os exercícios são totalmente voltados para o equilíbrio, acompanhando o ritmo de cada pessoa, embora ministrado em grupo.



Indicações. O Pilates, segundo Júlio César, é indicado para todos os tipos de dores, como lombares e originárias da hérnia de disco. Os exercícios abdominais, no dito power-house, diz o especialista, oferecem mais estabilidade à coluna, fazendo as dores desaparecerem. "A prática mistura muitas atividades, com ioga, balé, dentre outras, que buscam o equilíbrio e o bem-estar", conclui.

Nenhum comentário: