quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Pilates e Ioga sem dor

"Você vai para a academia à procura de flexibilidade, consciência corporal, boa postura, músculos tonificados, relax. E volta para casa com o corpo todo dolorido. Isso quando o prêmio pelo seu empenho em atividades tidas como superzen não se traduz em lesão muscular. Em vez de abandonar a aula, aprenda a entender os sinais de alerta que o corpo manda quando você não está fazendo a coisa certa.



por Simone Ota fotos Du Borsatto & Milla Duolli



Você já ouviu tantos elogios sobre a ioga e o pilates que está pensando em experimentar. Ótimo, mas saiba que 24 horas após a primeira aula é comum sentir uma dorzinha leve, reação normal da musculatura. No dia seguinte, a dor deve piorar para só desaparecer no terceiro dia, mas nada que atrapalhe a sua rotina. “Isso costuma acontecer para quem está se iniciando nessas modalidades, pois o corpo não está habituado a certas posições”, avisa o fisioterapeuta Maurício Garcia, coordenador do setor de fisioterapia do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, em São Paulo.

Vencida a fase de adaptação, você não deve sentir dores nem durante nem depois do exercício. “Caso se repitam, fale com o professor para checar se os movimentos estão sendo executados de forma correta ou se a seqüência está adequada.” Doeu? A recomendação é desfazer a posição ao primeiro sinal de incômodo. E praticar um pouco a tal conscientização corporal, cuja primeira regra é não forçar a barra. Mas, veja bem, conforto absoluto também não é bom sinal. “O ideal é ficar no limite da dor e do conforto, pois também não adianta nada exercitar-se com a mesma facilidade que você assiste à tevê sentada no sofá”, diz o professor de power ioga Anderson Allegro, diretor da Aliança do Yoga, em São Paulo.
A medida é perceber que o músculo está sendo trabalhado, a articulação está sendo exigida, a respiração não está ofegante nem travada, mas intensa, e o seu limite está sendo respeitado. É importante ainda sentir-se bem ao término da aula, sem tensão nos músculos. Evitar dor, lesões, problemas articulares tem tudo a ver com a escolha do professor: “Se o instrutor, além de dominar totalmente a técnica, acompanhar o trabalho dos alunos e corrigir os erros desde cedo, o risco é muito pequeno. Daí a importância de verificar se o profissional tem certificação para dar aula, onde fez o curso e durante quanto tempo”, orienta a professora Maria Cristina Rossi Abrami, do Centro de Ginástica Postural Angélica (CGPA), em São Paulo.


Quer aproveitar ao máximo sua prática de ioga e pilates sem riscos? Gaste alguns minutos para checar quais as partes do corpo mais suscetíveis a problemas e a forma correta de executar as posições desafiadoras que, mal realizadas, podem colocar seu corpinho em risco. Depois, é só alegria!


Direto ao ponto

Ioga e pilates estão entre as modalidades de exercícios mais seguras porque não causam impacto e exigem poucas repetições. No entanto, não pense que as posturas são fáceis e inofensivas. Se forem mal executadas, podem causar, a médio e longo prazo, dores musculares, distensões ou até mesmo agravar uma lesão pré-existente. Nosso “mapa” mostra as partes do corpo mais vulneráveis, aquelas que merecem sua atenção.







OMBROS
Podem ficar doloridos se estiverem muito tensos durante a execução da postura (ioga) ou mal posicionados (pilates). Antes de começar a aula, rode os ombros para trás, baixando-os, e fique atenta para que não se elevem durante a postura.



COLUNA

É a região mais vulnerável, porque as duas modalidades exigem uma concentração de força no abdômen. Quando a musculatura ainda está fraca, a tendência é jogar todo o esforço na coluna, que sai do alinhamento. O efeito pode se agravar caso você já tenha algum desvio.


PUNHOS

Em muitas posturas, o peso do corpo fica apoiado nas mãos, o que sobrecarrega a articulação dos punhos. É preciso preparar essa região para suportar a carga – há exercícios específicos para fortalecer os punhos e o modo correto de usá-los no movimento.



JOELHOS
Várias posições exigem longa permanência (ioga) ou que mantenha a perna estendida por um tempo mais longo (pilates). Isso pode causar problemas se o seu corpo não estiver bem alinhado.



TORNOZELOS
Posturas que exigem apoio nos pés ou torções de tornozelo podem causar dor e eventuais lesões se não forem executadas corretamente.



Fonte: Revista Boa forma



































































































































































































































































Nenhum comentário: