segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A importância do fortalecimento dos músculos abdominais



Hoje em dia é muito comum ouvirmos a seguinte frase: "o fortalecimento dos músculos abdominais é importante", mas muitas vezes não sabemos o que está por trás dessa afirmativa.

A boa postura é aquela que ajusta nosso sistema músculo-esquelético (ossos e músculos) da melhor forma possível, mantendo o equilíbrio e distribuindo o esforço das atividades, não sobrecarregando nenhuma das partes do corpo.

Os músculos abdominais fazem parte do tronco (ântero-lateral) e incluem o reto abdominal, os oblíquos externos, oblíquos internos e transverso abdominal. O reto abdominal também é conhecido por "tanquinho". Os outros três são encontrados na parte mais lateral do abdômen, sendo o transverso abdominal o mais profundo. Esses músculos são de grande importância para a manutenção da postura correta, para a estabilização da coluna lombar e para o controle do corpo.

O fortalecimento dos músculos que compõem o abdômen fornece estabilidade para as paredes anterior, laterais e posteriores do tronco, evitando a sobrecarga da região lombar. Estudos recentes nos mostram a eficiência no fortalecimento da região abdominal, favorecendo a flexão e extensão do tronco durante as atividades de vida diária e diminuindo os impactos sobre a coluna vertebral. Sendo assim, os benefícios vão muito além da estética, garantindo mais estabilidade e equilíbrio corporal e influenciando positivamente inclusive na correção da respiração torácica e abdominal.

Devemos lembrar também que a coluna é umas das estruturas formadoras do CORE*, sendo assim, a sua estabilização influenciará até nos segmentos mais distais do corpo, como os nossos membros superiores e inferiores, nos seus movimentos e posicionamentos. Concluindo, o fortalecimento adequado dos músculos abdominais favorece a biomecânica correta de todo o corpo durante a prática de qualquer atividade física.

*CORE: 29 músculos que suportam o complexo bacia-pélvis-lombar. A função do core é estabilizar a coluna e amenizar a pressão intradiscal, e também aumentar a estabilidade da coluna diminuindo erros posturais e lesões.

Fonte:http://www.aasufscacademia.com/news/a%20import%C3%A2ncia%20do%20fortalecimento%20dos%20musculos%20abdominais-/






Nenhum comentário: