segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Posicionamento ao dirigir




Posição do corpo
O corpo precisa estar preso ao banco, de tal forma que não escorregue nas curvas. As coxas devem ficar encostadas no assento. A cabeça, próxima ao protetor de coluna.

Posição do banco

As pernas devem ter espaço suficiente para acionar os pedais. Nem muito esticadas, nem muito dobradas. Se ficarem muito longe, o pé pode escapar numa situação de emergência. Se estiverem per...to demais, podem sofrer lesões em caso de choque dianteiro.

Punho no volante

Os braços não devem ficar esticados, nem dobrados demais. A melhor forma de medir a distância certa é colocar os punhos sobre o volante, com as costas junto ao banco.

Altura do banco

A altura correta do banco vai permitir ao motorista um maior campo de visão. Também não pode ficar alto demais, deixando a cabeça tocar o teto do carro.

Coluna de direção

A inclinação e a distância do volante (nos carros com coluna regulável) não alteram a segurança. A melhor posição é a que permitir leitura fácil do painel de instrumentos. As alterações influem apenas no conforto do motorista.

Cinto de segurança

O cinto deve ficar firme no corpo. Nenhuma das duas faixas (abdominal e diagonal) pode ficar frouxa, porque permitirá o deslocamento do corpo em caso de choque.

Manobras com o volante

O volante deve ser segurado com as duas mãos, na posição "15 para as três" (ao lado), deixando os dedos próximos aos comandos das luzes de direção (piscas) e dos limpadores de vidros (acima). Nas curvas à direita, o volante é empurrado com a mão esquerda, e nunca puxado com a direita. Nas curvas à esquerda, faz-se o contrário.

Nenhum comentário: