sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O ácido úrico e suas consequências no organismo




A hiperuricemia é um quadro clínico decorrente do aumento da concentração de ácido úrico na corrente sanguínea. Sua principal consequência é a gota, doença provocada pela inflamação das articulações, decorrente da deposição de cristais de ácido úrico nelas.
A alimentação é um ponto importante no tratamento, pois os alimentos que ingerimos representam um terço da produção de ácido úrico pelo organismo, como resultado da quebra de moléculas de purina, proteína contida em muitos alimentos. Pouco se sabe, entretanto, sobre a identidade e a quantidade precisa de purinas na maioria dos alimentos, especialmente quando cozidos ou processados industrialmente.
Em linhas gerais, dados sugerem que, indivíduos com hiperuricemia ou gota devem seguir uma alimentação equilibrada, com restrição de bebidas alcoólicas (principalmente da cerveja) e baixa ingestão de alimentos de origem animal ricos em purinas (por exemplo carnes, miúdos, peixes, embutidos e frutos do mar).
O consumo de água deve ser estimulado, para auxiliar o organismo a eliminar o ácido úrico pelos rins. Estudos recentes sugerem também que a ingestão de laticínios com baixo teor de gordura contribuem para a melhora do quadro.
Fonte: http://www.einstein.br/blog

Nenhum comentário: