quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sim, HOMENS também praticam o PILATES


Após ser questionada várias vezes, resolvi colocar um fim a este mito, O PILATES NÃO É SÓ PARA MULHERES!!

Criado por um homem, a técnica chamada “Contrologia” ou como conhecemos popularmente como “Pilates”, foi criada para exercitar corpo e mente; unindo fortalecimento, alongamento, exercícios de coordenação e equilíbrio.


   O seu criador e praticante da técnica, Joseph Pilates, mantinha uma forma invejável até a sua morte, com 87 anos de idade.

Diferentemente das outras modalidades de atividade física, o Pilates indefere a idade, sexo e capacidade física de seus praticantes. A sua diversidade de exercícios; variando de exercícios leves, podendo evoluir para exercícios avançados que exigem força e muita habilidade; a torna uma atividade que se molda de acordo com a capacidade e necessidade de seu praticante.

  Seja um homem sedentário em busca de exercício, ou um atleta em busca de aprimoramento, o Pilates é SIM indicado, e podemos enumerar as vantagens do Pilates para cada perfil:

Para o homem sedentário
Por ter uma ampla variedade de exercícios, a pessoa sedentária encontra inicialmente uma atividade completa, porém leve. O Pilates trabalha fortalecimento e alongamento de forma gradativa e que evolui conforme a adaptação do seu corpo a atividade.
Para o homem com dor ou lesão
Sempre em conjunto com o acompanhamento médico e fisioterapêutico, este homem encontra no Pilates, uma atividade física que vai lidar de forma global na melhora/prevenção da sua dor ou lesão, e posteriormente na manutenção das estruturas corporais, evitando assim o retorno da lesão/dor ou futuras lesões/dores.

Para o esportista de final de semana
Ao contrário do que se pensa, praticar alguma atividade física somente aos finais de semana pode ser muito perigoso, pois você pode estar impondo ao seu corpo uma carga muito além do que ela pode suportar, já que o corpo precisa de atividade física frequente para se manter saudável. Muitas das lesões decorrem das corridas ou jogos de futebol de final de semana. O Pilates fortalece o corpo como um todo, desde grandes grupos musculares até pequenos músculos responsáveis pela estabilização das articulações, evitando assim lesões durante outras atividades esportivas.

Para o homem atleta
Este grupo em particular, por estar sempre submetido a grandes esforços e altas intensidades de treinamento, necessita de uma atividade complementar aliada ao seu esporte, e o Pilates é perfeito para preencher esta lacuna; pois seja para manter a força, melhorar o alongamento, treinar a coordenação, equilíbrio ou propriocepção (capacidade de reconhecer o seu corpo em relação ao espaço), o Pilates vai elevar o nível de capacidade do seu corpo, não só melhorando seu rendimento como prevenindo lesões.

Então seja qual for a categoria em que você homem se encaixe; deixe o preconceito de lado, quebre este tabu e encontre no Pilates uma atividade física que vai se adaptar as suas necessidades e capacidades; e sinta a melhora no seu corpo, mente e no seu dia a dia.



Escrito por:

Dra Talita Miwa Ito Baldo
Fisioterapeuta
CREFITO 3 – 94744F

Nenhum comentário: