sexta-feira, 26 de abril de 2013

Tendinite da pata de ganso. Você sabe o que é?

O nome é estranho, mas calma, isso não é fisioterapia veterinária. Chamam-se “pata de ganso” os tendões dos músculos que inserem na região medial do joelho (lado interno do joelho). São eles: tendão dos músculos semitendinoso, grácil e sartório. Cada um tem localização, origem e ação específica, entretanto, todos têm, a mesma inserção, formando a referida “pata de ganso”.
É uma inflamação comum no meio desportivo, a tendinite da pata de ganso ocorre geralmente por excesso de uso, overuse, sobrecarga e esforço repetitivo. Um estresse biomecânico, provocado por um joelho valgo ou varo, pé pronado ou supinado pode ser um fator preditivo. Pancadas na região também podem provocar a lesão.


SINTOMAS

- Dor ao subir e descer escadas na região medial do joelho (lado interno do joelho);
- Dor ao sair da posição sentada para em pé;
- Edema no local (inchaço);
- Dor a palpação da região;
- Dor para caminhar


FISIOTERAPIA 

O tratamento fisioterapêutico acelera e evita a recidiva do quadro clínico e é dividido em duas fases: aguda e crônica.

Fase aguda: Nesta fase será utilizado a crioterapia (Gelo) e Eletroterapia (ultrassom /pulsátil) para amenização do quadro álgico (dor) e inflamatório. Quando a dor for diminuindo, exercícios suaves de alongamentos para os referidos músculos (semitendinoso, grácil e sartório), bem como exercícios de fortalecimento, com carga leve e progressiva serão aplicados. O uso de anti-inflamatórios é um recurso que deve ser utilizado também, de acordo com orientação e critério médico.

Fase crônica: Calor, ultrassom/contínuo, laser, são recursos benéficos. Entretanto, os exercícios de alongamentos, exercícios de fortalecimento muscular, exercícios proprioceptivos e funcionais serão fundamentais no processo de recuperação deste paciente. Bandagens funcionais podem ser utilizadas, bem como palmilhas específicas, caso haja alguma alteração biomecânica que justifique. 

Fonte: www.mrfisioterapia.com.br


Nenhum comentário: