segunda-feira, 3 de junho de 2013

Como prevenir complicações do diabetes?

O Diabetes é uma doença crônica que pode vir acompanhado de complicações em grandes vasos (macrovasculares) e em pequenos vasos (microvasculares). As complicações microvasculares mais comuns ocorrem nos olhos, rins e nervos. Existem cuidados que devem ser tomados para que essas complicações sejam evitadas. O cuidado mais importante é o bom controle da glicose através de uma dieta balanceada, atividade física regular e uso de medicação.

Além disso, é muito importante que a pressão e o colesterol estejam em níveis adequados e que o tabagismo seja interrompido. Para detectar possíveis alterações na retina, o exame de fundo de olho deve ser feito pelo oftalmologista anualmente ou, se necessário, em intervalos menores em todos os diabéticos. Exames de urina para avaliação da presença de microproteínas também deve ser feito com a mesma freqüência. Ele é fundamental para avaliar o funcionamento dos rins. Finalmente, os diabéticos devem ter atenção muito especial aos cuidados com os pés.
Não é indicado que mulheres com diabetes retirem cutícula ou deixem os pés de molho em água quente. Também devem ser utilizados, mesmo dentro de casa, calçados confortáveis, sem costuras internas. Durante o banho deve ser feita uma higiene adequada com água corrente e sabão neutro e uma cuidadosa limpeza entre os dedos. Nesse momento, é importante que o diabético procure por rachaduras, micoses ou feridas e comunique imediatamente seu endocrinologista caso perceba essas alterações. Com esses cuidados é possível viver por muitos anos sem complicações.
 

Nenhum comentário: