terça-feira, 11 de junho de 2013

O clima afeta a dor nas articulações?


O céu está azul claro, mas seu tornozelo começa a queima com a dor da artrite. Poderia ser uma tempestade se aproximando? Afinal, dor nas articulações podem realmente prever mudanças climáticas?

Acredite ou não, a sua previsão do tempo pode ter alguma validade, graças aos efeitos de mudanças de pressão barométrica em seu corpo.

É comum as pessoas culparem o tempo pelo aumento da dor, segundo Robert Jamison Newlin, PhD, professor dos departamentos de psiquiatria e anestesiologia da Harvard Medical School e pesquisador que estudou os efeitos do tempo em pacientes com dor crônica.
"Todo mundo tem uma tia que se queixa de dor no joelho ou tornozelo que diz: 'Oh, o tempo está a mudar".
Mas Jamison, que também é o principal psicólogo do Centro de Controle da Dor no Hospital Brigham and Women, em Boston, viu pacientes com a preocupação em serem ridicularizados.

Jamison não pensa assim. Na pesquisa anterior, publicada no jornal científico Pain, Jamison procurou uma associação entre tempo e dor crônica em quatro cidades: San Diego, Nashville, Boston e Worcester, Massachusetts, uma cidade com temperaturas muito mais frias do que Boston, diz ele.
Entre todos os entrevistados sobre sua dor crônica, dois terços disseram que tinham certeza de que o clima parece afetar a sua dor, diz ele. A maioria deles relatou que eles realmente poderiam sentir as mudanças, mesmo antes do tempo mudar. Em outras palavras, eles poderiam sentir algum aumento da dor um dia antes da tempestade chegar.

Quanto tempo antes pode causar dor?
É típico para dores nas articulações começarem antes mesmo de os primeiros pingos de chuva cair, diz David Borenstein, MD, FACP, FACR, reumatologista e professor clínico de medicina da George Washington University Medical Center e ex-presidente do American College of Rheumatology.

"Se você realmente ouviu atentamente a avó ou alguém que tinha artrite, eles realmente lhe diziam "Vai chover hoje", diz ele. E eles geralmente acertam.

Como explicar?
Não há total acordo entre os cientistas que o clima provoca dor, ou se um mecanismo específico é a culpa, segundo Jamison. Mas existem teorias plausíveis.

Uma teoria aponta levando a mudanças na pressão do ar. Embora muitas pessoas digam que o clima úmido, tempo chuvoso pioram a dor, a pesquisa mostrou que ele não é o frio, vento, chuva ou neve, diz Borenstein. A única coisa que afeta a maioria das pessoas é a pressão barométrica.

A pressão barométrica é o peso do ambiente que nos rodeia.

Se você imaginar os tecidos em torno das articulações para ser como um balão de alta pressão atmosférica que empurra o corpo do lado de fora vai manter os tecidos de expansão.
Mas a pressão barométrica, muitas vezes cai antes de o mau tempo se ajustar. Esta pressão de ar inferior empurra menos contra o corpo, permitindo que os tecidos se expandam - e os tecidos expandidos pode colocar pressão sobre a articulação. "É muito microscópico e mal podemos notar, a não ser que nós mesmos observamos essas sensações", disse Jamison.

Além disso, quando as pessoas têm dor crônica, por vezes, os nervos podem se tornar mais sensível por causa de lesão, inflamação, cicatrizes ou aderências, diz Jamison.
"Por alguma razão, os nervos são apenas hipersensíveis, e eles continuam a queimar, com base no que você faz - ou não, por qualquer razão em tudo. Em outras palavras, o corpo pode expandir, então isso vai afetar a forma como a dor é sinalizada".

No entanto, a ligação entre a dor e as mudanças climáticas permanece hipotética. A investigação chegou a conclusões mistas. "Todos os resultados não são muito limpos, ou seja, há pessoas que dizem que o clima não afeta a sua dor."

Borenstein concorda que não há consenso, mas ele encontra na pressão barométrica uma explicação provável, porque ela afeta os corpos das pessoas.

"Não é metafísica; É realmente físico. É o mesmo tipo de coisa que você tem com as pessoas que sobem em um avião ou [astronautas]", diz ele. "Eles são criaturas da atmosfera."

Em altitudes mais elevadas, há menos pressão barométrica e os nossos corpos reagem em conformidade, diz Borenstein. "Quando há menos pressão, vamos expandir", diz ele. Por exemplo, apesar de cabines de avião serem pressurizadas, nossos pés freqüentemente incham durante um vôo, mas não enquanto estamos sentados para valores similares de tempo ao nível do mar.

Medidas de conforto
Durante as mudanças do tempo, algumas pessoas com artrite precisam aumentar seus medicamentos para a dor, diz Borenstein.

Mantenha-se quente. Vestir-se em camadas, manter sua casa aquecida e aquecer o carro antes de entrar pode ajudar a aliviar a dor relacionada ao frio, de acordo com o National Institutes of Health. Além disso, tente dormir sob um cobertor elétrico ou o aquecimento roupas na máquina de secar antes de usar.
Aplicar uma bolsa de água quente nas articulações dolorosas também ajuda. Relaxar os músculos pode ser uma forma suave de ajudar com a dor.

Tente evitar o inchaço. O calor ajuda a dor nas articulações, mas não necessariamente o inchaço. Por exemplo, se o mau tempo piora artrite nas mãos, tente usar luvas Spandex à noite para tentar manter a circulação.

Mantenha-se em movimento. Antes de sair durante o tempo frio, tente se mexer para manter as articulações quentes.
Melhore o seu humor. Pessoas com dor crônica, muitas vezes se sentem ansiosas, deprimidas e irritáveis. Mas, em muitos casos, quando a dor bate, o cérebro é capaz de substituir uma série de sensações.

Aprender a melhorar seu humor é importante, diz ele. Quebre as coisas em pedaços pequenos. Aprenda o ritmo, e descobrir como melhorar o seu sono. Sabemos que a distração são muito importantes, por isso tenha alguma coisa para manter sua mente ocupada, e manter-se ativo.

Perceba que a dor é temporária. Quando ocorre dor relacionadas ao clima, não é uma mudança permanente. É de curta duração.

Na verdade, as pessoas vão começar a se adaptar às mudanças barométricas. O corpo está se adaptando com a mudança e vai passar fluído da articulação para a circulação, de modo que o paciente sente-se menos rígido e menos dolorido. Estas são as mudanças fisiológicas que ocorrem em relação a essas mudanças barométricas, e eles irão de fato resolver.

Esse conhecimento pode ser reconfortante para pessoas que experimentam essas dores, porque nós realmente não podemos fazer nada sobre o tempo.


Fonte: fisioterapia.com

Nenhum comentário: