segunda-feira, 10 de junho de 2013

Síndrome do Túnel do Carpo impede firmeza e causa formigamento nas mãos

Problema geralmente é causado por baixa de estrógeno.

Você sabia que diabetes, hipotireoidismo e outras disfunções hormonais podem acabar desencadeando um problema de firmeza ou formigamento nas mãos chamado síndrome do túnel do carpo? Este canal é um túnel ósseo, por onde passam o nervo mediano e os tendões responsáveis pela flexão dos dedos. A compressão e o estreitamento deste canal provocam a síndrome, causando dificuldades para as pessoas segurarem objetos por muito tempo, além de sensação de dormência na região.
Segundo o Dr. Rames Mattar, ortopedista do Einstein, o melhor tratamento para a doença é atuar em cima do problema de base e não apenas verificar se existe uma anormalidade no punho. “Se resolvida esta dificuldade de base, a síndrome pode melhorar”, explica o especialista, afirmando que, diferente da crença comum, teoricamente a anomalia não tem relação com atividades realizadas com a mão. “A ciência ainda não fez esta comprovação. Tanto que, hoje, nem se aconselha mais deixar de realizar atividades com a mão. O ideal é apenas usar o imobilizador para dormir, a fim de melhorar os sintomas”.
Cirurgia pode resolver problema?

Pode, mas conforme explica o Dr. Rames, apenas se a disfunção de base também receber o tratamento devido. “O procedimento consiste no alargamento do canal do carpo para permitir novamente o enervamento da região. Entretanto, o ideal é que se descubra a causa da disfunção para a pessoa voltar à normalidade sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica”.

Com base nisso, o especialista explica que não existem prevenções médicas comprovadas especificamente para a síndrome do túnel do carpo. “A pessoa tem que viver bem e fazer seus exames de saúde regularmente para evitar as doenças de base. Quem tem um canal estreito tem mais chances de ter o problema, mas este diagnóstico só é feito depois que as pessoas reclamam da dor”.

Na dúvida, é possível descobrir se existe uma predisposição para o problema nas mãos por meio de testes simples, que ensinamos abaixo. Caso, em alguns destes movimentos, você sentir formigamento ou dor nas mãos, é indicado procurar um especialista para obter mais informações sobre o assunto.

Manobra de Phalen:

Flexione ao máximo os punhos com o dorso das mãos encostando um no outro, como na foto abaixo, e veja se consegue permanecer na posição.


Teste de Tinel:

Pressione o nervo mediano na região do túnel do carpo, conforme indica a imagem, e note se sente algum formigamento ou dor na ponta dos dedos.

Fonte: Dr. Rames Mattar, ortopedista
Fonte: www.einstein.br

Nenhum comentário: