terça-feira, 30 de julho de 2013

Recarregue as energias do seu corpo e viva ainda melhor

Conquiste energia positiva. Imagine que você tem uma pilha embutida e, como qualquer bateria, ela só funciona quando está carregada. A diferença entre pilhas e gente é que, enquanto a primeira não se move sem energia, as pessoas até sobrevivem - embora mal. Como a chave de tudo está no equilíbrio, saiba o que é preciso para harmonizar os dois pólos (o positivo e o negativo) e ter vitalidade na medida certa.

Respirar bem
Como a maioria das pessoas não presta atenção na maneira como inspira e expira o ar, não canaliza a energia de modo a aproveitar seus benefícios integralmente. Fisiologicamente, a respiração tem três momentos: inspiração, expiração e pausa, que quase não é percebida. A primeira estimula o organismo e a segunda expulsa as toxinas. A última etapa, que ocorre no pequeno espaço de tempo entre a expiração e a inspiração, é essencial para nós.

"Essa parada é o que nos mantém vivos", explica Sandro Bosco, do Yoga Dham, de São Paulo. "Quando estamos estressados, nervosos, agitados, a respiração encurta e não conseguimos nos energizar, podendo desenvolver até mesmo uma série de doenças", alerta Sandro. A boa notícia é que você consegue equilibrar seu fluxo energético com atividades como a ioga, o pilates e a meditação.

Mexer o corpo
"Mexer o corpo traz benefícios em todos os aspectos", explica Fábio Bernardo, fisiologista do exercício, de São Paulo. "Tonifica os músculos, protege a saúde e, acima de tudo, dá mais disposição e energia." Porém, um dos segredos para usufruir seus benefícios é procurar uma atividade que você realmente goste. Segundo Fábio, a prática tem de ser prazerosa e sem dor. Do contrário, você desiste logo na primeira semana.

Alimentar o cérebro
O cérebro emana ondas de energia positiva para o resto do corpo quando fazemos uma pausa para ler um livro, ir ao cinema, à praia ou simplesmente não fazer nada. O mesmo princípio vale para os pensamentos alto-astral. "Se você é uma pessoa alegre, risonha e bem-humorada, envia para o seu cérebro uma mensagem de felicidade", fala a fonoaudióloga paulista Ana Alvarez. "Em contrapartida, ele banha você com a mesma energia." Portanto, nada de ficar lembrando o que deu errado ou aconteceu de ruim.

Afaste a energia negativa: enlatados
Os alimentos industrializados, cozidos demais, lotados de gordura e aditivos químicos minam aos poucos a saúde e a disposição. Sem contar que são "pesados", de difícil digestão e fazem você sentir um cansaço constante, já que o metabolismo gasta muita energia para digeri-los. Prefira as gorduras de boa qualidade, que aumentam o colesterol bom (LDL) e diminuem o ruim (HDL). Elas podem ser encontradas no azeite de oliva, no abacate, na linhaça e nas sementes oleaginosas como castanha-do-pará e amêndoas.

Fonte: physiopilates.com

Nenhum comentário: