quarta-feira, 31 de julho de 2013

Síndrome do ombro congelado

Ombro congelado, também chamado de capsulite adesiva, causa dor e rigidez no ombro. Ao longo do tempo, o ombro torna-se muito difícil de se mover.

O ombro congelado ocorre em cerca de 2% da população em geral. E mais comumente afeta pessoas entre as idades de 40 e 60 anos, e ocorre mais frequentemente em mulheres do que os homens.

Anatomia
Seu ombro é uma articulação complexa composta por três ossos: o osso do braço (úmero), a escápula, e clavícula.

A cabeça do osso do braço se encaixa em um soquete raso em seu ombro. Forte tecido conjuntivo, o chamado cápsula do ombro, circunda o conjunto.

Para ajudar o ombro a mover-se mais facilmente, o líquido sinovial lubrifica a cápsula e a articulação.

Descrição
No ombro congelado, o ressalto da cápsula engrossa e torna-se firme. Bandas rígidas de tecido - chamadas aderências - se desenvolvem. 

O sinal típico dessa condição é a incapacidade de mover o ombro - seja por conta própria ou com a ajuda de outra pessoa. Desenvolve-se em três etapas:

"Congelado"
Na fase de "congelamento", você lentamente tem mais e mais dor. Como a piora da dor, do seu ombro perde a amplitude de movimento. Essa "congelação" dura tipicamente de 6 semanas a 9 meses.

Sintomas dolorosos podem realmente melhorar durante este estágio, mas a rigidez permanece. Durante os 4 a 6 meses de estágio "congelado", as atividades diárias pode ser muito difíceis.

"Descongelamento"
Movimento do ombro melhora lentamente durante a fase de "descongelamento". Conclua voltar ao normal ou quase normal, força e movimento normalmente leva de 6 meses a 2 anos.
No ombro congelado, os tecidos lisos da cápsula do ombro tornam-se espessos, duros e inflamados.

Causas
As causas de ombro congelado não são completamente compreendidas. Não há ligação clara ao domínio do braço ou ocupação. Alguns fatores podem colocá-lo mais em risco de desenvolver ombro congelado.

Diabetes. Ombro congelado ocorre com muito mais frequência em pessoas com diabetes, que afeta de 10% a 20% desses indivíduos. A razão para tal não é conhecida.

Outras doenças. Alguns problemas médicos adicionais associados com o ombro congelado incluem hipotiroidismo, hipertiroidismo, doença de Parkinson e doença cardíaca.

Imobilização. Ombro congelado pode desenvolver-se após um ombro que foi imobilizado por um período de tempo devido a cirurgia, uma fratura ou outra lesão. Movimentar o braço após a lesão ou cirurgia é uma medida prescrita para prevenir ombro congelado.

Sintomas
Dor do ombro congelado é geralmente maçante ou dolorosa. É tipicamente pior no início do curso da doença e na movimentação do braço. A dor é geralmente localizada sobre a área exterior do ombro e às vezes a parte superior do braço.

Exame físico
Mover-se o ombro cuidadosamente em todas as direções para ver se o movimento é limitado e se a dor ocorre com o movimento. A amplitude de movimento quando alguém se move o seu ombro é chamado de "amplitude de movimento passivo." Pessoas com ombro congelado limitam a amplitude de movimento ativa e passivamente.

O foco do tratamento é controlar a dor e restaurar o movimento e força através de fisioterapia.

Tratamento não-cirúrgico
Mais de 90% dos pacientes melhoram com tratamentos relativamente simples para controlar a dor e restaurar o movimento.

Fisioterapia e Massagem Terapêutica: Exercícios específicos ajudam a restaurar o movimento. Estes estarão sob a supervisão de um fisioterapeuta. A terapia inclui alongamento e exercícios para amplitude de movimento do ombro. Às vezes, o calor é usado para ajudar a soltar o ombro antes dos exercícios de alongamento. Abaixo estão alguns exemplos de alguns dos exercícios que podem ser recomendados.

• Rotação externa - alongamento passivo. 

• Flexão para a frente - posição supina. 

• Estiramento do braço Crossover.

Fonte: fisioterapia.com

Nenhum comentário: