domingo, 25 de agosto de 2013

Fisioterapia previne quedas de idosos

O número de idosos vem crescendo nos últimos anos, principalmente nos países em desenvolvimento. Segundo a OMS, o número de indivíduos com mais de 65 anos vai duplicar nas próximas quatro décadas, o que levará a que as doenças associadas ao envelhecimento assumam proporções importantes.
Entre as doenças que atingem os idosos estão às infecções, devido à carência da imunidade e o declínio das funções fisiológicas; problemas cardíacos, as artérias diminuem sua elasticidade favorecendo o aumento da pressão arterial; problemas neurológicos, como Parkinson e Alzheimer, osteoporose, labirintite, problema visual, afetam o equilíbrio gerando quedas.

Medidas de prevenção de quedas dentro de casa é muito importante, como: não encerar pisos, retirar tapetes soltos, deixar o caminho livre sem objetos, colocar iluminação adequada durante a noite, pois os idosos podem escorregar ou tropeçar, ter escadas com corrimão, colocar barras de apoio em chuveiro e ao redor do vaso sanitário e com isso dar apoio e maior independência. Evitar cadeiras e vasos sanitários baixos, pois na hora de sentar não precisarão se abaixar tanto, com isso se desequilibrando e podendo vir a cair. Ao guardar itens em armários deixar ao alcance dos idosos evitando que subam em objetos para conseguir alcançar o que querem, tendo o risco de perder o equilíbrio ocorrendo à queda.


O Fisioterapeuta é um profissional que possui habilidades com o objetivo de preservar, manter (forma preventiva), desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função, com isso, a fisioterapia pode atuar de forma significativa melhorando sua capacidade de resistir à ameaças ao seu equilíbrio, acelerando o seu processo de recuperação, estimulando a sua independência e evitando as complicações recorrentes a queda.

Fonte: MRfisioterapia

Nenhum comentário: