sábado, 24 de agosto de 2013

Lesões do manguito rotador

Os músculos que recobrem o úmero (osso do braço), assim chamados de manguito rotador, são quatro: supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor e subescapular.

Estes músculos são importantíssimos para os movimentos do ombro e responsáveis pela estabilização da articulação. Sua lesão leva a dor e diminuição de força para elevar e rodar externamente o braço, além de causar dor a certos movimentos tais como: abdução (movimentos de abrir o braço) e colocar o braço para trás como, por exemplo, para pegar um objeto no banco de trás do carro.

Existem vários tipos de lesões no ombro relacionadas ao manguito rotador, como: luxação ou subluxação do ombro, Síndrome do Impacto, compressão do supra-espinhoso no espaço subacromial (entre acrômio e cabeça do úmero), bursite subacromial, tendinite calcificante, envelhecimento ou inflamação e capsulite adesiva.

TRATAMENTO

A ruptura do manguito rotador não significa obrigatoriamente a necessidade de cirurgia, isso dependerá do grau da lesão. Sempre iniciamos com o tratamento conservador, nesse momento é importantíssimo o repouso e uso de anti-inflamatórios. 

A Fisioterapia irá utilizar vários métodos de tratamento para aliviar a inflamação, incluindo calor e gelo. Após estas medidas anti-inflamatórias como utilização de ultrassom e infravermelho, serão realizadas atividades de alongamento para ajudar a restaurar a amplitude de movimento do ombro e exercícios ativos para ganho de força, conseguindo assim a reabilitação do membro afetado melhorando a função do ombro.

Fonte: MRfisioterapia

Nenhum comentário: