quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Seriam os suplementos e vitaminas ruins para sua saúde?

Um médico americano travou uma guerra contra as indústrias das vitaminas. Ele explica que se você toma uma grande quantidade de vitamina A, vitamina E, beta caroteno ou selênio, você aumenta o risco de desenvolver câncer, doenças cardíacas, e pode encurtar a sua vida". Dr. Paul Offit, pesquisador do The Children's Hospital of Philadelphia, explica que vitaminas e suplementos significam apenas "lucro" para as indústrias e nada mais. 

Dr. Paul escreveu um livro chamado "Do you believe in magic?", e está bem determinado a fazer as pessoas tomarem conhecimento de suas descobertas.
A questão é o quanto todos nós buscamos uma fórmula mágica para nos mantermos saudáveis. Abaixo um trecho de uma entrevista que ele concedeu ao "The Guardian", mostrando insights sobre seu raciocínio a respeito do motivo de nós não precisarmos de tomar vitaminas. 

"Você precisa de vitaminas para converter alimentos em energia. A pergunta é a melhor maneira de obtê-los. A maioria das pessoas que consomem uma dieta razoável, terá tudo o que precisam na alimentação para suprirem seus corpos. Algumas pessoas que têm dietas especiais -... Por exemplo: vegetarianos ou aqueles que vivem em climas onde nunca há sol - que se beneficiariam de suplementos vitamínicos. Mas, na maior parte do tempo, nós temos o que precisamos nos alimentos...

Outras pessoas pensam: "Porque eu não tenho certeza que estou ingerindo todas as minhas vitaminas, deixe-me tomar um multivitamínico todos os dias" - o que é razoável. Multivitamínicos contêm a dose diária recomendada ou um pouco mais para esse dia. Mas, então, há algumas pessoas que acreditam que quanto mais, melhor - que, ao tomar grandes quantidades de vitaminas diárias a pessoa estará prolongando sua vida, diminuindo risco de câncer e doenças cardíacas." 

Na verdade, os estudos têm mostrado que O OPOSTO É VERDADEIRO. Se você tomar excessos de vitaminas, você estará aumentando o risco de desenvolver doenças e encurtando sua vida! Dr. Paul sustenta que todos nós pensamos que as vitaminas não podem ser ruins para o corpo, já que são fundamentais para o bom funcionamento dele. O médico é categórico: as vitaminas são necessárias, mas o excesso delas é comprovadamente prejudicial.

Esse assunto tem sido muito debatido nos EUA e tem muitos adeptos e detratores. Na dúvida, melhor nos informarmos com médicos de confiança e buscarmos o bom senso! E no fundo ele deve ter razão... pois até pouco tempo atrás as pessoas viviam muito bem e por muitos anos sem tantas cápsulas e suplementos... Agora não temos estômago para tantas cápsulas acomodar!

Fonte: derepentetrintei.com

Nenhum comentário: