sexta-feira, 20 de setembro de 2013

5 atitudes importantes para quem tem artrite reumatoide

Só quem tem artrite reumatoide sabe o quanto é importante adaptar algumas atividades rotineiras às novas necessidades do corpo – maneira eficaz de driblar as dores e limitações provocadas. Pensando em facilitar e melhorar a sua vida, a reumatologista Licia Maria Henrique da Mota, de Brasília, coordenadora da comissão de artrite reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia, listou cinco ações simples de colocar em prática, mas que fazem uma baita diferença. São elas:

1. Informe-se sobre a artrite reumatoide. Saber sobre sua condição de saúde é fundamental para entender que é perfeitamente possível conviver com a AR sem precisar deixar de fazer o que lhe dá prazer. “Além disso, você fica por dentro das inovações tecnológicas que favorecem sua qualidade de vida e se sente até mais estimulada a conversar com o seu médico antes de acreditar e investir em tratamentos alternativos que prometem milagres, mas não têm qualquer comprovação científica e podem prejudicá-la”, diz a reumatologista.

2. Siga à risca as recomendações médicas. Apesar de parecer uma dica óbvia, tem muita gente que dá de ombros a ela. Péssimo hábito. “Uma vez que a artrite reumatoide não tem cura, é essencial usar corretamente os medicamentos prescritos. Só assim para ter uma considerável melhora dos sintomas”, afirma Licia Maria. O mesmo cuidado vale com as consultas e os exames, que devem ser feitos regularmente para adequar os cuidados às suas necessidades. Afinal, a quantidade e as doses das medicações variam de acordo com cada caso.

3. Pratique atividade física. Embora em certos casos inicialmente seja indicado fazer repouso, quem tem AR não só pode como deve se exercitar. “As atividades não podem ser exaustivas nem causar impacto, como a corrida. Elas devem ser adaptadas às necessidades da pessoa e sempre orientadas por um médico, fisioterapeuta ou educador físico para realmente trazer benefícios, como alívio dos desconfortos e combate às limitações de movimentos das juntas”, esclarece a médica.

4. Mantenha uma alimentação saudável. Isso inclui maneirar no sal e na gordura, que aumentam os riscos de doença cardiovascular, como infarto, que já são naturalmente altos em quem tem artrite reumatoide. “Por outro lado, capriche na ingestão de cálcio, encontrado no leite e seus derivados. Lembrando que o paciente com artrite reumatoide tem mais chance de ter osteoporose”, lembra a reumatologista.

5. Fique longe do cigarro e de quem fuma. As substâncias presentes na fumaça podem desencadear a artrite reumatoide em pessoas com predisposição a ela e agravar o quadro de quem já a tem.

Fonte: atmosfera feminina

Nenhum comentário: