sábado, 21 de setembro de 2013

Você conhece o seu biótipo?

Todas nós temos alguma amiga que come pra caramba e não engorda ou aquela que não come quase nada, treina bastante, mas tem dificuldades para emagrecer… Isso tudo é devido ao biótipo de cada uma.
Biótipo é a nossa herança genética que determina o formato do nosso corpo. Existem três tipos básicos e cada um de nós tem um predominante, mas possuímos algumas características de outros tipos. Devemos levar em consideração a individualidade biológica que nós temos, pois cada organismo funciona de forma diferente. Vale lembrar que fatores externos e avanço da idade podem ter influência na aparência desse indivíduo.

Vamos à apresentação dos três tipos de biótipos.
William H. Sheldon, um médico americano, desenvolveu uma pesquisa em 1940 para classificar os tipos de corpo humano denominando-os de somatotipo. Essa classificação ocorre através da facilidade de acumular ou perder gordura e a composição musculoesquelética que cada indivíduo tem. Os três tipos básicos são:

· Endomorfos: possuem o metabolismo mais lento e por isso sua facilidade em acumular gordura, principalmente na região abdominal. Dificuldade para emagrecer. Baixa definição muscular. Corpo com aparência redonda. Braços e pernas curtos, mãos e pés pequenos em relação ao corpo. Possui ossos mais largos e articulações médias ou grandes;




· Mesomorfos: possuem baixo nível de gordura corporal e facilidade em ganhar massa muscular, mas devem tomar cuidado pois essa facilidade também existe para o ganho de gordura. Peso e altura equivalentes. Corpo atlético, forma retangular, boa postura e simétricos. Ombros largos, tórax grande, ossos largos e articulações médias.


· Ectomorfos: sentem dificuldade em ganhar peso e volume muscular, possuem metabolismo acelerado. Percentual de gordura baixo. Altura maior que o peso. Alto e longilíneo. Ombros estreitos e levemente caídos, tórax pequeno, braços e pernas longos, ossos leves e articulações pequenas. Esses são os tipos puros. O que é raro de encontrar, principalmente no Brasil, onde há mistura de etnias. Normalmente somos a mistura de dois deles.

Descobrindo o seu biótipo predominante você entenderá suas especificidades e essa relação com o exercício físico. Mas se você desanimou por achar que nunca chegará ao corpo que deseja não se desespere! Há a possibilidade de você alcançar o seu objetivo. O caminho e o tempo de resposta é que serão diferentes. Poderá até ser difícil, mas não será impossível!
Ah… Vale lembrar que de nada adiantará o seu esforço se não houver uma alimentação saudável e o descanso necessário para seu corpo. O equilíbrio entre treino, alimentação e descanso é a chave para o sucesso!

Fonte: de repente trintei

Nenhum comentário: