quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dicas alimentares para baixar a taxa de triglicerídes

Alimentação adequada e manutenção de exercícios físicos já foram mais do que divulgados como formas de se ter uma vida saudável. A maioria da população está consciente sobre o que fazer para se obter uma saúde boa. Porém, entender o funcionamento do organismo é algo mais complexo. Dentre os diversos aspectos que podem afetar a “máquina humana”, um deles é o nível de triglicéride.

Os triglicérides são um tipo de gordura, composta de ácidos graxos e glicerol, encontrada no sangue. O corpo humano produz tal substância, mas ela também provém dos alimentos ingeridos, se estes possuírem gordura. Segundo o cardiologista Antonio Glorivaldo Valério de Almeida, cooperado da Unimed Sul Mineira, a função dos triglicérides é basicamente reservar energia para o organismo, e para isso constituem depósitos no tecido adiposo e muscular, além de promover a proteção térmica.
Ao mesmo tempo em que a medida certa dessa substância beneficia o corpo humano, se estiver em excesso na corrente sanguínea pode gerar aparecimento de doenças coronarianas, como aterosclerose precoce. Um índice saudável de triglicérides não deve ultrapassar 200mg/dl. Para detectá-lo, um exame de sangue específico é requerido pelo médico.

Agora, se o nível elevar, o indivíduo deve fazer dieta com restrição de carboidratos e de bebida alcoólica, praticar uma atividade física e, se estiver com excesso de peso, tentar perder alguns quilos. Medicamento também pode ajudar, em alguns casos.

A alteração da gordura acarreta a dislipidemia, ou seja, um aumento anormal na taxa de lipídios no sangue. “Certos medicamentos usados para a regulação dos triglicérides provocam, em alguns casos, hipotiroidismo e nefropatia crônica (doença ou lesão dos rins)”, afirma o cardiologista.

Fatores que potencializam o aumento

- dieta rica em carboidratos
- consumo de bebida alcoólica
- intolerância à glicose
- sedentarismo

Consequências dos elevados níveis

- doenças cardiovasculares
- aterosclerose

Como evitar o excesso de triglicérides

- reduzir os carboidratos
- reduzir o peso corporal
- restringir o consumo de bebida alcoólica
- iniciar uma atividade física, caso ainda não pratique
- medicamento receitado por um profissional da área

Dicas Alimentares para Triglicérides Elevado:
*Prefira pães integrais e ricos em fibras, que não contenham açúcar e gorduras;


*Evitar o consumo de biscoitos, bolachas e bolos recheados;


*Evite consumir massas com molhos e recheios muito calóricos e gordurosos, como os molhos brancos, que vão leite integral e queijo. Prefira um molho à base de tomates in natura e reduza a gordura do preparo;


*Evite consumir alimentos fritos. Prefira preparações assadas, cozidas ou grelhadas;


*Abuse de vegetais folhosos, legumes e frutas;


*Escolha sempre leite e iogurtes desnatados;


*Evite consumir queijos amarelos. Eles são os mais gordurosos. Prefira o queijo branco light, a ricota, minas, frescal e o queijo cottage;


*Evite as carnes gordurosas, pele de aves e os embutidos (bacon, salsicha, linguiça, embutidos, mortadela, salame, presunto...). Prefira carnes magras como frango e peixes;


*Evitar ao máximo: farinhas (mandioca, milho, trigo), refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Fonte: derepentetrintei / unimed

Nenhum comentário: