quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Neuropatia diabética

A neuropatia diabética é a presença de sinais e sintomas de disfunção dos nervos periféricos em pessoas com diabetes. Esta lesão nos nervos periféricos, consequentes à hiperglicemia crônica, pode ocasionar perda de sensibilidade térmica, tátil e dolorosa. Em alguns casos está também associada à lesão de fibras nervosas grossas, com alterações na sensação vibratória e perda da sensibilidade protetora dos pés.

É comum também, em presença de neuropatia, as alterações biomecânicas dos pés, que evoluem com deformidades e alterações nos pontos de pressão plantar, predispondo a ulcerações.
A presença da neuropatia é um fator de risco para o desenvolvimento do pé diabético, que neste caso, recebe tal denominação quando já apresenta lesões, ulcerações ou destruição de tecidos profundos, com variados e graus de doença vascular periférica.

O pé diabético é uma das mais graves e onerosas complicações do diabetes mellitus. A amputação de uma extremidade inferior ou parte dela é geralmente uma consequência de uma úlcera no pé. Uma estratégia que inclua prevenção, educação dos pacientes e dos profissionais de saúde, tratamento multidisciplinar das úlceras nos pés e sua rígida monitoração pode reduzir as taxas de amputações entre 49 a 85%.

FISIOTERAPIA

No caso pé diabético, devido à lesão do sistema nervoso, podem surgir alterações biomecânicas e na marcha.
É necessária uma avaliação fisioterápica para avaliar essas alterações e detectar a necessidade de confecção de palmilhas e calçados especiais.

INDICAÇÃO DE PALMILHAS EM PESSOAS COM DIABETES

As palmilhas são dispositivos que permitem melhor distribuição da carga plantar aliviando os pontos de pressão no pé do diabético e de acordo com a Associação Americana de Diabetes, já estão indicadas na presença de neuropatia independente do grau de acometimento.

Os calçados ideais são os fechados, com caixa anterior alta e larga, em couro macio, forrados internamente e sem interna.

Fonte: fisioterapia.com

Nenhum comentário: