quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O pilates educa o corpo de forma harmônica e equilibrada

Uma sequência de exercícios - inicialmente de solo - elaborados por Joseph Pilates continua atraindo pessoas de todas as idades seja para o fitness ou reabilitação. Proporciona o bem estar físico e mental, a partir do condicionamento postural e controle do próprio corpo, o que no início ele chamou de “contrologia”.

O conceito power house do pilates, como denominou seu criador - coordena a mecânica respiratória do diafragma, músculos abdominais e consegue estabilizar a coluna lombar. O resultado é flexibilidade e força.

Sucesso na reabilitação de soldados em campos de guerra, na preparação de bailarinos e atores circenses, astros de Hollywood, ganhou adeptos no mundo todo. O método foi sendo aprimorado com o uso de molas até os equipamentos mais modernos utilizados hoje como o ladder-barrel, reformer, combo chair, cadillac, o wall-unit, entre outros. “Hoje há um foco muito grande no fitness, mas o pilates clínico reabilita”, explica Patrícia Ferraz Braz, fisioterapeuta e professora da FAI (Faculdade Adamantinense Integrada).

Sucesso entre os fisioterapeutas, trabalha a musculatura profunda, estabilizadora de tronco. A partir daí é possível a flexibilidade da coluna e movimentos amplos de membros inferiores e superiores.

Patrícia Braz destaca a individualização - com foco na barriga sequinha - no treinamento, o que garante resistência maior a partir da postura. Como o exercício é globalizado - trabalha todos os músculos ao mesmo tempo - cuida-se da postura. “Dá para colocar só fitness, assim é também preventivo para lesões”, diz a fisioterapeuta, alertando para o cuidado com as contraindicações como para quem tem problemas de coluna ou joelho. Sem orientação muitos podem se machucar por trabalhar com grandes amplitudes da coluna, ombro e flexão de joelho.

Por isso, é essencial a avaliação estática e postural e avaliação dinâmica. No movimento percebe-se como o corpo se movimenta e suas limitações. Dá para perceber que grupo muscular trabalha mais ou menos, que articulação exige mais.

Isto também justifica o atendimento praticamente personalizado. Nas aulas os fisioterapeutas trabalham com no máximo duas pessoas, focando muito o indivíduo.

Joseph Pilates se auto aplicava a série de exercícios, trabalhava o corpo de forma a encontrar sozinho este condicionamento e harmonia.

O ideal é que a prática se dê duas vezes na semana, com uma hora cada. Caso a pessoa já faça RPG ou caminhada pode-se limitar a uma sessão semanal.

Atividade exige concentração

Patrícia Braz indica o treinamento para pessoas a partir de 13/14 anos de idade. É uma atividade que exige muita concentração. Para os idosos não há restrição - deve observar patologias pré-existentes como artroses e hérnias. Em gestante ela coloca que o efeito é menor - se a mulher já praticava e continua é mais interessante.

Como trabalha a musculatura profunda do abdome, no caso de gravidez diminui-se a intensidade, mas trabalha-se períneo e musculatura lombar para sustentação no pós-parto. Dando sequência no pós-parto, melhora o efeito e resultados.

Independente do paciente é preciso cuidados específicos - há casos de ombro, tendinite, síndrome de impacto - assim trabalha-se a partir das limitações de cada um.

Também se aplica a pacientes neurológicos e da oncologia, neste caso melhora postura, flexibilidade, circulação, função cardiovascular, equilíbrio.

O pilates tem também uma ação antiquedas. Crises de labirintite, por exemplo, podem ser déficit na função vestibular (tontura, vertigem e equilíbrio) - alguns exercícios tem balanço e tem a bola. O fato é que profissionais e praticantes descobriram e sabem dos benefícios do pilates. Em pacientes de RPG auxilia na resistência da musculatura, ortopedistas indicam para garantir resistência e até condicionamento muscular para intervenções.

O paciente precisa conseguir estar nos aparelhos e trabalhar exercícios de acordo com a patologia e contraindicações, reafirma a fisioterapeuta. (V.R.)

Adeptos aprovam treino e comemoram resultados

Com hérnia lombar, a fisioterapeuta Mariana de Oliveira Tavares aderiu ao pilates, por indicação de outra profissional com quem faz RPG e também já fez hidroterapia. Ela diz que o pilates é a segunda fase do tratamento e busca condicionamento para estabilizar a coluna. “A primeira fase - RPG e hidroterapia - tira a dor e proporciona alinhamento, na segunda vem o condicionamento físico e postural.”

O trabalho aeróbico é pequeno e com o realinhamento amplia-se o ânimo e bem estar para outras atividades físicas. “Há quem procure só pelo condicionamento estético, definição muscular, prevenção. É legal para fortalecer e um exercício para quem não gosta de academia”, enfatiza.

A bancária Angela Garrido, 54, é adepta de academia e hidroginástica, também faz RPG e a indicação do pilates veio pelas articulações flácidas. Em dois meses de prática ela já fala em mudança postural, respiratória e fortalecimento muscular. “É tudo muito sincronizado”, destaca.

A professora aposentada, Alda Garrido Dall’Antonia, 73, foi levada para aula de pilates pela irmão Angela. ‘É para evitar o sedentarismo, tenho uma cifose acentuada. Já fiz, parei e agora retornei. Estou me sentindo muito bem, as dores nas costas diminuíram”, frisou. (V.R.)

Apresentadora da Rede TV mantém a forma com pilates

Quem observa o corpo e a flexibilidade da ex-Chiquitita e apresentadora do Morning Show, da Rede TV, Renata Del Bianco, não imagina que ela já teve problemas com a balança. Aos 15 anos, ela era gordinha e emagreceu 15 quilos depois de cortar a carne vermelha e os refrigerantes do cardápio. Após emagrecer, Renata viciou nos exercícios físicos e fazia tecido acrobático, pole dance, corrida e escalada. Conclusão: a apresentadora teve overtraining e pinçou quatro nervos na coluna e rompeu dois ligamentos na mão.

Em matéria publicada no UOL, nesta semana ela afirma: “Meu ortopedista mandou parar com todas as atividades e descansar. Precisei operar a coluna e fiquei um ano e meio parada de repouso. Depois de um tempo comecei a fazer fisioterapia e ele recomendou o pilates”, conta a ex-Chiquitita que já frequenta a aula há dois meses, duas vezes por semana.

Apaixonada pela modalidade, Renata já é considerada uma aluna avançada, pois quando criança fez ginástica olímpica por seis anos. “O alongamento que eu tinha na ginástica voltou muito rápido com o pilates. Consigo fazer exercícios mais difíceis e que exigem muita força no braço graças à escalada também”, destaca a apresentadora que pesa 55 quilos e mede 1,60 m de altura.

Fonte: fisioterapia.com

Nenhum comentário: