quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Tendinite de aquiles

Tendinite de aquiles, também chamada de tendinite do calcâneo, é a inflamação, a lesão e o inchaço do tendão de Aquiles (o tendão que liga os músculos da panturrilha ao calcanhar).

Causas, incidência e fatores de risco

Existem dois músculos grandes na panturrilha: o gastrocnêmio e o sóleo. Esses músculos geram a força para empurrar com o pé ou ficar na ponta do pé. O grande tendão de Aquiles conecta esses músculos ao calcanhar.

Esses músculos são importantes para caminhar. Esse tendão pode ficar inflamado, geralmente como consequência de uso excessivo ou artrite, embora a inflamação também possa ser associada ao trauma e à infecção.

A tendinite causada pelo excesso de uso é mais comum em jovens e pode aparecer em atletas, principalmente naqueles que caminham e correm ou que praticam esportes com pulos, como basquetebol. O pulo coloca uma grande quantidade de estresse sobre o tendão de Aquiles.

A tendinite proveniente da artrite é mais comum em pessoas de meia idade e idosos.

Sintomas

Normalmente, os sintomas incluem dor no calcanhar ao andar ou correr. Geralmente, o tendão dói ao toque e a pele ao redor pode ficar inchada e quente.

Tratamento

• Gelo
• Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como aspirina e ibuprofeno
• Repouso
• Fisioterapia

É necessário limitar a prática de atividades que agravem os sintomas. Ocasionalmente, gesso, tala ou botas podem ser usados para manter o calcanhar paralisado e permitir que o inchaço diminua.

Evolução (prognóstico)

Geralmente, a terapia conservadora auxilia no desaparecimento dos sintomas. Entretanto, os sintomas podem retornar, caso as atividades responsáveis pela dor não sejam diminuídas ou a força e a flexibilidade do tendão não sejam mantidas.

Complicações

A tendinite de Aquiles pode aumentar a probabilidade de sofrer um rompimento desse tendão. Normalmente, essa doença causa dor aguda, como se alguém batesse com um bastão na parte traseira do calcanhar. A cirurgia reparadora é necessária, mas difícil, pois o tendão não está normal.

Prevenção

A prevenção é muito importante no caso dessa doença. Manter a força e a flexibilidade dos músculos da panturrilha ajuda a reduzir o risco de tendinite. O uso excessivo de um tendão de Aquiles enfraquecido e enrijecido aumenta a probabilidade de desenvolver tendinite.

Fonte: fisioterapia.com

Nenhum comentário: