terça-feira, 29 de outubro de 2013

Osteoartrite x Artrite Reumatoide

Ambas são tipos frequentes de artrites, entretanto, com etiologia e características que diferem entre si.
A OSTEOARTRITE, também conhecida como “artrose”, é o tipo mais comum de artrite, sendo fortemente ligada ao envelhecimento natural do organismo. Caracteriza-se pelo desgaste lento e progressivo da cartilagem articular, muitas vezes chegando à erosão do osso subcondral. Articulações de carga como a do quadril (articulação coxofemoral) e a do joelho são sedes frequentes deste tipo de artrite, que lentamente vai limitando os movimentos da articulação afetada. Radiograficamente, três características clássicas podem ser observadas:
- Diminuição do espaço articular
- Esclerose do osso subcondral
- Formação de osteófitos marginais
Já a ARTRITE REUMATÓIDE, embora tenha também um desgaste lento e progressivo da cartilagem articular, tem uma causa diferente para esta ocorrência. Este tipo de artrite caracteriza-se pela inflamação crônica das articulações afetadas (preferencialmente as pequenas articulações, como as das mãos e dos pés). Há também o espessamento da membrana sinovial. Ao que tudo indica, trata-se de uma doença autoimune, já que nos pacientes é possível detectar o chamado “fator reumatoide”.
A rigidez articular, principalmente após períodos de repouso (rigidez matinal) é um característica comum de quem tem artrite reumatoide. A outra, que marca bastante, só é verificada após longos anos de convivência com a doença, que são as deformidades articulares (ex: dedos tortos). Radiograficamente, também são evidentes a diminuição do espaço articular e a esclerose subcondral.
Infelizmente, em ambos os casos, não há cura definitiva. O paciente é orientado a buscar soluções alternativas que minimizem os problemas e retardem a progressão da doença, melhorando assim a qualidade de vida do mesmo.

Fonte: prof.du.anatomia

Nenhum comentário: