As defesas são a nossa ferramenta mais importante de sobrevivência. O organismo tem o sistema imunológico para proteger-se das agressões que alteram o seu estado de saúde, por isso é importante tomar cuidado e manter as defesas sempre altas.
- Frutas e vegetais: Ao ter uma dieta balanceada com frutas e vegetais crus se estimula o sistema imunológico, já que faz com que o pH do corpo torne-se mais alcalino do que ácido, o que ajuda a manter os germes para fora.
- Água potável: Sempre é preciso manter uma boa hidratação, beber bastante água e evitar tanto quanto possível as bebidas adoçadas artificialmente, já que suprimem o sistema imunológico.
- Vitamina C: Além de consumir alimentos ricos em vitamina C, é necessário ingerir suplementos alimentares com a mesma para assegurar a dose completa de ácido ascórbico diária.
- Ovos: Os ovos contêm ferro, biotina e vitamina B12. Este alimento ajuda a fortalecer o cabelo, já que combate a anemia por carência de ferro, que é muitas vezes a causa de perda de cabelo em mulheres.
- Sabugueiro: O sabugueiro é bom para muitas coisas, se utiliza para aliviar as constipações, gripe, febre, ou para queimaduras e cortes, assim como para estimular o sistema imunológico.
- Alho: Apesar do seu odor, o alho é outra ótima opção para fortalecer o sistema imunológico e ter as defesas sempre altas. É possível consumir cru picado em um copo de água ou adicioná-lo às refeições (sem submetê-lo ao cozimento). Também existem comprimidos de alho inodoros para aqueles que não suportam o aroma deste alimento.
- Probióticos: Todos nós precisamos de um intestino saudável, mas, graças aos alimentos processados e os antibióticos, isso se torna difícil. Por isso, é necessário melhorar o sistema imunológico consumindo iogurte, probióticos encapsulados ou comprimidos.
- Gengibre: O gengibre ajuda a limpar o sistema linfático e impede a acumulação de toxinas que nos fazem susceptíveis a infecções, especialmente no sistema respiratório.
- Aveia: É um alimento saudável, possui fibra solúvel que reduz o LDL, ou colesterol ruim.
- As sementes de abóbora: As sementes de abóbora são ricas em magnésio, podem ajudar a diminuir a pressão arterial e reduzir o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
- Sálvia: Seu extrato funciona como um expectorante ajuda o organismo a retirar o muco do trato respiratório e aliviar a tosse. É uma boa alternativa para expectorantes comerciais, se consome facilmente, apenas basta uma gota no chá ou água quente.
Fonte: Saudedicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário