sábado, 9 de novembro de 2013

Benefícios da quinoa

Você já ouviu falar de Quinoa ? sabe o que é ? . A Quinoa é um grão , que pode ser encontrado na forma de farelo , flocos e farinha . Assim como o Milho é a Aveia , a Quinoa é a base de vários alimentos . O seu sabor é semelhante ao da aveia , e a textura também. É riquíssimo em proteínas , era chamado pela civilização Inca de ‘’ grão sagrado ‘’ . No Brasil os grãos de Quinoa foram estudados na década de 80 , apesar de não ser conhecido pela maioria da população brasileira é considerado um alimento rico e que evita várias doenças . Quinoa é rica em vitaminas B1, B6 , E , C , ferro , proteína , carboidratos e nove aminoácidos essenciais. Tem um alto poder protéico ( proteínas ) de boa qualidade, ideal para quem busca energia sem abusar das calorias . Quinoa é excelente para a saúde cardiovascular , pois é rica em magnésio . É um poderoso antioxidante , ideal para os adeptos de uma alimentação mais saudável. Quinoa pode substituir o arroz integral e os carboidratos ( macarrão) , é considerado o alimento do momento pelos seus inúmeros benefícios . O alimento foi o escolhido para fazer parte da alimentação dos astronautas da NASA em viagens de longa duração. Fonte de boas proteínas , gorduras saudáveis e vitaminas .

Como consumir Quinoa ?
O grão tem um sabor agradável, vai bem com tudo. Pode substituir o arroz e o macarrão numa refeição ou fazer parte do café da manhã como aveia ( cereal ) .

Receita 

Salada de Quinoa

Ingredientes 
250g de Quinoa
150g de aspargo verde branqueado só as pontas
talos de salsão cortados em juliene
150g de couve flor cozida com açafrão ( bouquê)
suco de 1 limão
120ml de azeite de oliva extra virgem
1 pimenta dedo de moça ( sem semente picada )
50g de damasco cortados em cubinhos
50g de nozes picadas
1 talo de alho poro


Modo de preparo 
Coloque a Quinoa de molho em água fria por 1 hora. Enquanto isso, branqueie o aspargo e o salsão. Depois de branqueados corte-os em cubinhos e reserve. Obs. Deixe algumas pontas de aspargos e juliene de salsão para fazer a montagem. Numa panela, cozinhe a quinoa no dobro do volume de água até ela crescer e ficar macia. Passe por uma peneira e deixe esfriar. Misture o bouquet de couve flor, a quinoa cozida, as nozes, o damasco, o aspargo e salsão cortado em cubinhos . Reserve. Prepare um vinagrete com o limão, o azeite, a pimenta e o sal. Antes de servir, misture quinoa e o vinagrete de limão. Dica: Para mudar a apresentação do prato, você pode decorá-lo com aspargos e utilizar um aro para deixar a salada com um formato definido. Se quiser dar um charme e um gostinho a mais, corte alho poró em tiras bem finas e frite em óleo quente para colocar sobre a salada.

Fonte: Dicas de saúde

Nenhum comentário: