sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Gelatina tem benefícios além da dieta

Quem está tentando equilibrar a alimentação e perder peso já ouviu falar que a gelatina é uma boa opção para substituir o doce, já que seus componentes estimulam a saciedade e têm poucas calorias.
Mas a gelatina tem outros efeitos importantes para a saúde e o bem-estar. Segundo a dermatologista do portal Minha Vida, Daniela Hueb, o alimento é composto de aminoácidos (proteínas) que ajudam na síntese e renovação do colágeno. Portanto, a gelatina ajuda a manter a tonicidade e elasticidade da pele, prevenindo a flacidez.

Além disso, Daniela explica que a gelatina pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue, se consumida regularmente. “Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. E ainda deixa o cabelo, as unhas e a pele mais bonitos”, afirma.
O alimento também tem ação cicatrizante, ajudando na recuperação de cirurgias, e pode ser aliado na resistência física dos atletas. A médica recomenda dois potes de gelatina por dia ou uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte. A versão light tem mais benefícios, pois não contém açúcar.

Mas escolha bem, pois a melhor opção, e a mais saudável, não é aquela de caixinha do supermercado. De acordo com a nutróloga Valéria Goulart, para a revista Corpo a Corpo, a recomendada é a proteína hidrolisada, vendida em lojas especializadas em alimentos naturais. Também é possível comprá-la em cápsulas nas farmácias de manipulação. Elas têm os mesmos benefícios da versão em pó, mas são mais eficientes na formação de colágeno, pois não têm corantes.

Lembre-se que apesar de todos os benefícios, não basta concentrar-se em apenas um alimento. Junte a gelatina com uma alimentação cheia de frutas, vegetais e carboidratos, exercícios físicos e cuidados especiais com a pele para uma vida mais saudável.

Fonte: Revista Pilates

Nenhum comentário: