terça-feira, 26 de novembro de 2013

Benefícios da vitamina C


Sempre ouvimos falar que a vitamina C é uma das agentes contra os sintomas da gripe. Mas os especialistas afirmam que esse nutriente é fundamental para o nosso organismo. A falta de vitamina C pode causar sintomas como dores nas articulações, inchaço, feridas que não cicatrizam hemorragia nas gengivas e pode ser fatal.

De acordo com a Universidade Gama Filho, além de proteger contra a baixa imunidade a vitamina C ajuda a combaterdoenças do coração e nos olhos, regula os níveis de colesterol e fortalece os vasos sanguíneos. Você vai encontrar essa vitamina nas frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi), nas verduras, no tomate, no morango, no maracujá. Veja porque incluí-la na sua alimentação:
Combate o estresse
Pesquisas indicam que a vitamina C age no organismo diminuindo o hormônio responsável pela disseminação do estresse pelo corpo. Ela também melhora o humor, pois estimula a produção de hormônios do bem-estar e da disposição.

Envelhecimento da pele
A vitamina C também é ótima para a pele. Ela tem uma substância antioxidante que previne o envelhecimento das células e pode até ajudar a clarear.

Reduz sintomas da gripe
Ainda segundo a Universidade Gama Filho, a vitamina não cura um resfriado, mas pode reduzir as chances de algo mais grave, como uma pneumonia. Ela diminui a gravidade dos sintomas e também os dias de cama. Nutricionistas recomendam uma dose diária de 75 a 90 mg de vitamina C.

Aumenta a absorção de ferro
A vitamina C também aumenta a nossa capacidade de absorção de ferro, que está nos alimentos vegetais, como as verduras e o feijão. Isso ajuda a prevenir a anemia. Para o portal Minha Vida, a nutricionista Roberta Stella afirma que os antioxidantes desse nutriente alteram a estrutura química do ferro, tornando mais fácil de ser absorvido pelo organismo. Um mamão papaya médio tem cerca de 140 mg de vitamina C. Uma pequena acerola tem 164,2 mg.

Fonte: Revista Pilates

Nenhum comentário: