terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Grapefruit: benefícios e riscos da toranja

As frutas estão entre as fontes mais ricas de vitaminas e minerais essenciais à boa saúde do corpo. Principalmente quando consumidas frescas, elas são aliados indispensáveis das dietas e tratamentos para sobrepeso e praticamente todos os desequilíbrios do organismo. A variedade de frutas parece infinita, e cada uma delas oferece benefícios específicos, o que faz com que cada uma tenha o seu lugar no cardápio diário.

Ultimamente, os holofotes têm estado na direção da polêmica grapefruit, também conhecida como toranja, colocando em evidência seus benefícios, mas também as restrições e efeitos colaterais do seu uso em tratamentos medicamentosos. Segundo a nutricionista funcional Tatiana Cunha, a fruta tem um sabor marcante que puxa para o amargo devido aos altos teores de vitamina C. “Ela é rica em antioxidantes, fito nutrientes e ácido salicílico”, afirma a especialista.
Lista de benefícios da grapefruit

Combate os radicais livres e ajuda a retardar o envelhecimento precoce;
Auxilia no combate a doenças graves como câncer;
É poderosa aliada na redução do colesterol;
É muito eficiente na promoção do bom funcionamento dos intestinos;
Ajuda nos tratamentos de emagrecimento porque combate os ácidos graxos;
Intensifica o metabolismo e, consequentemente, a queima calórica;
Reduz placas de aterosclerose;
Ajuda a proteger o coração de doenças vasculares em geral.

Riscos da grapefruit

A má notícia é que tão extensa quanto a lista dos seus benefícios está ficando a lista de medicamentos que são incompatíveis com o consumo da fruta. “Já ficou comprovado que a grapefruit interage com diversos tipos de medicamentos e é preciso estar atento para não fazer de seus benefícios um risco à saúde”, alerta a profissional. Isso porque algo na fruta inibe a produção de uma enzima no corpo fundamental na absorção dos medicamentos. O resultado pode ser altas dosagens dos fármacos na corrente sanguínea e o risco de overdose.

Estudos continuam sendo realizados para apurar os casos em que o consumo da fruta é contraindicado para saber exatamente com quais medicamentos ela precisa ser evitada. Para quem não está em tratamento médico, o sinal está verde para turbinar a saúde com todos os benefícios da toranja.

Fonte: bolsademulher

Nenhum comentário: