domingo, 26 de janeiro de 2014

5 dicas para quem está com sobrepeso

Praticar atividade física é sempre muito bom, e para quem está com os ponteiros da balança bem acima do esperado é uma forma de fazer o corpo se movimentar e gastar a energia acumulada. Mas alguns cuidados devem ser tomados para que a prática de exercícios não acabe prejudicando ao invés de ajudar, além disso, exagerar na dose pode trazer lesões e te deixar de molho por algum tempo. Por isso, para ter uma vida saudável e se exercitar sem lesões, é preciso cuidar de algumas coisas:

1. Escolha o exercício adequado

Na hora de escolher uma atividade física é preciso levar em conta alguns fatores, como: preferência, tempo e o estimulo que o exercício te dá. Ou seja, na hora de entrar em alguma atividade é preciso ver o que te agrada mais, assim as chances de você continuar nessa atividade são bem maiores. Além disso, é preciso encontrar um exercício que, além de te agradar, não trará riscos a sua saúde. Por exemplo: caminhar trará benefícios a sua saúde e menos impacto às suas articulações do que a corrida, exercícios de maior impacto devem ser deixados para quando você já tiver eliminado alguns quilinhos. Dê preferência a caminhadas curtas, hidroginástica, musculação, natação e sempre se alongue para diminuir o risco de lesões.

2. Cuidado com a intensidade

O cuidado com a intensidade está ligado diretamente a ocorrência de lesões, se você exagerar na dose e fizer exercícios de alta intensidade, pode acabar se machucando, além disso, seu corpo não está preparado para tanto esforço, por isso é preciso começar devagar.

3. Tênis, escolha um adequado

Quando se está com peso extra o corpo precisa fazer mais força para “carregar” esse peso, além disso, na hora de praticar exercícios de envolvam maior intensidade esse peso a mais pode cair como uma bomba nas suas articulações. Basta lembrar das aulas de física, onde toda ação tem uma reação e que quando uma força é feita contra um objeto, ele reage na mesma intensidade. No caso do corpo é um pouco pior, pois quando uma pessoa de aproximadamente 100 kg corre, suas articulações recebem três vezes esse peso ao tocar no chão, por isso atividades de impacto exigem um tênis adequado, com amortecimento e solado compatível com seu tipo de pisada.

4. Escute os avisos do seu corpo

Uma dor aqui e outra ali não querem dizer nada, apenas que o exercício está dando resultado! Certo? Nem sempre, dores nos joelhos, coluna e outras articulações podem estar dizendo que o exercício foi executado incorretamente ou que a intensidade dele foi muito alta para seu corpo. Para não se machucar e ter que ficar longe dos exercícios, escute os sinais que seu corpo envia, afinal, ninguém melhor que nós mesmos para perceber que há algo errado.

5. Tenha acompanhamento

Quem está com sobrepeso pode trazer consigo muito mais que quilos extras. A alimentação errada, falta de exercícios, pode resultar em problemas de saúde. Por isso, antes de iniciar sua rotina de atividades consulte um médico, faça um check up, além disso, busque ajuda de um profissional de educação física na hora de fazer atividades, para não ter surpresas desagradáveis depois.

Fonte: Corpo em dieta

Nenhum comentário: