segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Novos sinais de que a dieta mediterrânea ajuda a evitar doenças cardiovasculares

Provas fresquinhas de que uma dieta mediterrânea pode ajudar a reduzir o risco de aterosclerose , uma doença causada pelo acúmulo de placas nas artérias, acabaram de ser publicadas.

A nova análise, publicada no Journal of the American Medical Association, baseia-se no trabalho de um estudo prévio, que pesquisou como uma dieta rica em frutas, legumes, grãos integrais, nozes, peixes e óleos saudáveis ​​– ou seja, óleo de oliva – reduz o risco de ataques cardíacos e derrames. Esse estudo anterior descobriu uma diminuição 30 por cento do risco para as pessoas que se alimentam com uma dieta mediterrânea em comparação com aqueles que consomem uma dieta padrão com baixo teor de gordura.
A nova análise examinou especificamente como uma dieta mediterrânea influencia o desenvolvimento da doença arterial periférica. Esta é uma condição comum entre homens mais velhos e mulheres, em que artérias estreitadas pela aterosclerose cortam o fluxo de sangue para os membros: como pernas e pés.

O estudo, que incluiu cerca de 8.000 homens e mulheres na faixa dos 60 e 70, teve participantes que seguiram uma dieta mediterrânea com azeite extravirgem, uma dieta mediterrânica com nozes, ou uma dieta padrão com pouca gordura. Os pesquisadores descobriram que as pessoas nas dietas mediterrânicas tinha menos acúmulo de depósitos de gordura nas artérias em relação aos homens e mulheres que fizeram a dieta de baixo teor de gordura.

“Ficamos surpresos devido à grande magnitude da associação entre a dieta e o risco reduzido de doença arterial periférica”, autor do estudo, Miguel Martínez- Gonzalez , pesquisador da Universidade de Navarra, na Espanha, diz em um e-mail. "Este é um passo muito importante na confirmação de uma relação verdadeiramente causal entre o estilo mediterrâneo de dieta e proteção cardiovascular.”

Fonte: http://www.npr.org/

Traduzido e adaptado por www.ikoeh.com

Nenhum comentário: