sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Gravidez: você sabe a posição certa de dormir e o que comer?

Durante a gravidez, muitas mulheres apresentam dúvidas sobre o que comer, como dormir, entre outras. A ginecologista da Criogênesis Mariana Garcia Martins listou os principais questionamentos das futuras mamães.
Posição para dormir
O mais indicado é que a grávida durma virada para o lado esquerdo. Esta posição ajuda na circulação do sangue, porém, vale lembrar que a melhor maneira é aquela em que a gestante se sinta mais confortável e que a faça relaxar.

Peso
A média de quanto a gestante deverá engordar é de nove a 12 Kg. Mas depende muito de quanto a mulher
pesava antes de estar grávida. Sendo assim, o melhor a fazer é conversar com o médico para que ele calcule seu IMC (Índice de Massa Corporal) antes da gestação.

Alimentação
O essencial é manter uma dieta balanceada, bem colorida e repleta de frutas, legumes e verduras. É importante que a grávida reduza o consumo de açúcar (por conta dos riscos com o diabetes gestacional e ganho de peso) e de sal (para que a pressão não suba acima do normal.

Atividades físicas
Para as mulheres que já praticavam alguma atividade física é importante mantê-la, porém, sempre com a supervisão
de um profissional, que poderá dizer a necessidade de diminuir o ritmo. A hidroginástica, o pilates e a caminhada são boas alternativas para as mulheres que não realizavam exercícios antes da gestação.

Sexo
Ter relações sexuais durante a gestação não prejudica o bebê. As relações só devem ser evitadas em casos de contrações e sangramentos.

Fumo
Fumar é prejudicial à saúde especialmente durante a gravidez. A gestante que fuma pode ter sérios problemas de circulação sanguínea na placenta, o que pode prejudicar a chegada de oxigênio para o bebê e, assim, retardar o crescimento do feto.

Bebida alcoólica
O álcool é prejudicial ao bebê e não deve ser consumido durante a gravidez. A ingestão contínua de bebidas alcoólicas em dias anteriores a mulher dar à luz pode levar a criança a síndrome de abstinência alcoólica fetal, que provoca entre outros problemas, a desnutrição da criança.

Estrias
É possível combater as estrias com tratamentos ou cremes específicos, sempre recomendados por médicos especialistas. Uma pele hidratada é sempre mais elástica e com menos chances de formar novas estrias.

Salto alto
À medida que a barriga cresce o ponto de equilíbrio da mulher também se altera. É recomendável usar sapatos confortáveis de salto baixo e de base larga, evitando chances de quedas.

Fonte: R7 (adaptado)

Nenhum comentário: