domingo, 2 de fevereiro de 2014

Ingerir água diariamente é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. O líquido tem papel na regulação da temperatura corporal, nas reações de digestão que acontecem no estômago e intestino, na absorção dos nutrientes e na atividade dos rins.

A necessidade de ingestão de água varia de pessoa para pessoa, e pode mudar conforme a alimentação, a realização de atividade física e a temperatura ambiente. Quando a temperatura ambiente aumenta, cresce também a perda de água pela pele; quando fazemos uma alimentação rica em sal e substâncias tóxicas, há necessidade de água para eliminação das toxinas; e durante a prática de exercícios há elevação da temperatura corporal, pela transpiração e respiração, que leva também à perda hídrica.

Por isso, a recomendação de água não é de 2 litros para todas as pessoas.

A recomendação de água para adultos é em torno de 30ml/kg/dia, devendo-se ajustar conforme as necessidades individuais e ambientais. Por exemplo, quando estamos com febre, em dias quentes, durante e após a prática de atividade física, deve-se aumentar a ingestão de líquidos.

Sendo assim, um adulto de 70 kg necessitará em média 2,1litros de água, já um adulto de 50kg, 1,5 litros.

Outra forma de saber que o seu corpo precisa de água é seguir a sensação de sede. Beba água sempre que sentir sede, e mantenha seu organismo sempre hidratado e funcionando de forma saudável!
Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein

Nenhum comentário: