Você, homem inteligente, esclarecido e culto, acredita que seu cérebro é seu aliado, certo? Pois saiba que as últimas descobertas da ciência mostram o contrário: sua mente é uma esposa infiel, capaz de enganar da forma mais ágil. Nós apenas não sabíamos disso. A boa notícia é que a mesma ciência que flagrou a traidora criou formas de colocá-la na linha. a psicologia e a neurociência estão desvendando novas técnicas capazes de tornar a mente mais rápida e esperta.
As novas ferramentas da neurociência nos permitem abrir a caixa preta do cérebro: além das lições psicológicas práticas está um magnífico mundo novo em que os medicamentos podem aprimorar a memória e correntes elétricas podem duplicar seu intelecto. As previsões podem soar assustadoras. Aparentemente, essas descobertas seriam capazes de criar um super-homem– e há quem garanta que atletas e soldados já usam muitas dessas técnicas. “Já podemos mudar comportamentos e emoções, informações que são importantes para publicitários e governos”, declara Kahneman. “Ele (o poder da neurociência) apresentará maneiras completamente novas de fazer as coisas.” Fique de olho: esse pode se tornar o tratamento milagroso do próximo século.
Afie seu cérebro
Há evidências de que passar sinais elétricos fracos pela cabeça melhora o desempenho. Neurocientistas americanos descobriram em um programa de treinamento de realidade
virtual que soldados que foram expostos a uma corrente elétrica transcraniana ficaram
mais rápidos e duas vezes mais precisos para reconhecer perigos iminentes.
Ligado à tecnologia
A capacidade de conectar o cérebro diretamente a apetrechos tecnológicos, já usada
para mover membros artificiais, em breve poderá ativar mísseis teleguiados ou outros
sistemas de armamento.
Expanda seu inconsciente
Em experimentos com um EEG (eletroencefalograma, o exame que registra as ondas cerebrais através do crânio), pesquisadores americanos pediram a soldados para relatarem quantas ameaças, como bombas ou atiradores, eles eram capazes de perceber durante uma simulação. os traçados do EEG mostraram que o cérebro percebeu três vezes mais ameaças do que os soldados tinham relatado conscientemente. Isso demonstra que seria possível para seu subconsciente responder a uma ameaça percebida pela sua rede neural antes mesmo de você se dar conta dela.
Exercite o músculo da força de vontade
Mesmo os menores atos de disciplina têm o poder de aumentar a força de vontade. Portanto, quando aparecer aquela preguiça de ir para a academia, resista. A repetição fará com que a cada manhã seja mais fácil levantar da cama.
Encare o fracasso
A estimulação de imagens mentais já está sendo usada por atletas de elite para melhorar seu desempenho. O time italiano de futebol milan tem uma “sala mental” onde os jogadores aprendem a ficar calmos em situações de estresse. Eles assistem a gravações de seus erros repetidamente, até que possam ver as cenas sem apresentar sinais de angústia.
Não faça nada
Deixe sua mente delirar. John Lehrer explorou a “rede” do cérebro que permanece ativa quando o restante está “desligado” e percebeu que ela conecta as ideias e promove o processo criativo de incubação, dando a você momentos de inspiração.
Comidas do cérebro
Ingredientes para alimentar sua inteligência
Mirtilos - São conhecidos por seus antioxidantes, mas poucos sabem da sua habilidade em reduzir a perda de memória.
Amoras-pretas - São cheias de vitamina C, o que melhora a agilidade mental.
Brócolis - Oferecem uma dose de vitamina K, conhecida por melhorar a função cognitiva.
Salmão - É rico em Ômega 3, para a luta contra o Alzheimer e outras doenças.
Abacate - É rico em gorduras monossaturadas saudáveis, o que promove o fluxo de sangue para o cérebro, mantendo a função da mente em alta.
Sementes de abóbora - Contêm doses de zinco, vitais para a capacidade da memória.
Fonte: gq.globo.com (adaptado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário