sábado, 31 de maio de 2014

Benefícios do Pilates para os idosos

Com o aumento da expectativa de vida, são inúmeros os estudos referentes às alterações fisiológicas, orgânicas e funcionais no avançar da idade e o que pode ser realizado para melhorar a qualidade de vida do idoso.

O método Pilates vem sendo aplicado com sucesso em populações especiais. Quando aplicado e orientado de forma correta na população idosa, traz inúmeros benefícios.

Por apresentar poucas contra indicações e baixo risco de lesões, é uma atividade física considerada segura e pode perfeitamente ser praticada por adultos idosos, necessitando apenas de algumas adaptações .

Os exercícios de alongamento, força e equilíbrio podem ser utilizados com diferentes finalidades, e adaptados às necessidades da população idosa, trazendo-lhes muitos benefícios físicos e bem estar geral. São muitas as vantagens trazidas pelo método para esta população, mas podemos destacar:

- Melhora a capacidade física e motora do idoso, a força, a flexibilidade, a mobilidade, o equilíbrio, a manutenção da pressão arterial, influencia positivamente na calcificação óssea, auxilia no tratamento das alterações no sistema osteoarticular como: a osteopenia, a osteoporose e osteoartrite, corrigi desequilíbrios musculares, recupera lesões, alivia dores. Além disso, o Pilates, por propiciar melhoras na aptidão física, aumenta consideravelmente a qualidade de vida do idoso.

Fonte: Revista Pilates

Nenhum comentário: