quinta-feira, 1 de maio de 2014

Exercitar-se à noite pode prejudicar o sono?

Talvez você seja o tipo de pessoa que gosta de fazer levantamento de pesos enquanto assiste a "Late Night with Jimmy Fallon", vai correr no parque às 10 horas da noite ou pratica Pilates depois de ter digerido o jantar.

Se assim for, não há dúvidas de que tenha ouvido rumores de que exercícios durante a noite são péssimos para o seu sono. Afinal, o exercício aumenta a sua temperatura corporal, aumenta o ritmo cardíaco e pede ao sistema que libere epinefrina (adrenalina).

Mesmo esses sendo os objetivos ​​(uma espécie de razão pela qual você se exercita), a cultura popular diz que, à noite, os efeitos do exercício físico podem mantê-lo acordado.

A pergunta é: Isso é verdade, ou é apenas um mito inventado por pessoas que estão à procura de uma desculpa para se privar de treino depois do trabalho?

A verdade: Para a maior parte, exercitar-se a qualquer hora do dia vai ajudar a dormir.

Há indícios de que algumas pessoas têm dificuldade em adormecer depois de lutas vigorosas ou exercícios de fim de noite – e o Dr. Stuart Quan, o professor Gerald E. McGinnis de medicina do sono em Harvard Medical School e o editor-chefe do UnderstandingSleep.org, reconhecem que estes indivíduos devem ser cuidadosos ao exercitar-se muito perto da hora de dormir.

"A adrenalina é alta, seu cérebro está ativo, e é difícil para relaxar", diz ele.

Se você se enquadra nesse grupo e tem tido problemas para dormir depois de um treino cárdio ou uma sessão de yoga à meia-noite, Quan recomenda que você de a si mesmo algumas horas entre o tempo de treino e o momento de se retirar. Esta estratégia permitirá que a temperatura do corpo retorne aos seus habituais 37 graus, o seu batimento cardíaco retorne à sua taxa de repouso e os seus níveis de adrenalina estabilizem para que você possa pegar no sono.

Para a maioria das pessoas, no entanto , fazer exercícios perto da hora de dormir não parece afetar negativamente a qualidade do sono, nem se quer um pouco. Um estudo em 2011 determinou que os sujeitos dormiam bem em noites em que se exercitavam por 35 minutos antes de dormir, da mesma forma que fizeram nas noites em que não se exercitaram.

A pesquisa de 2013 "Sleep in America" ​​da Fundação Nacional do Sono, estudou os hábitos do sono de 1.000 participantes, constatando que uma maioria esmagadora (83%!) de pessoas que se exercitaram a qualquer hora do dia (sim, inclusive à noite) relataram dormir melhor do que aqueles que não se exercitam.

Mais de 50% daqueles que se exercitaram vigorosa e moderadamente dormiram melhor nos do que quando eles não fizeram exercícios nenhum. E apenas 3% dos esportistas disseram, no fim, que tinham dormido pior nos dias em que se exercitaram em comparação aos dias em que não fizeram exercícios.

Então, se antes de dormir é o único momento em que você pode fazer um treino, faça isso! Nem todo mundo é o tipo de pessoa que curte a manhã, que gosta de correr pelas ruas antes do amanhecer, estilo Rocky. E menos ainda têm empregos onde seja viável ir para a academia na hora do almoço (contudo, isso seria ótimo).

Fazer exercícios é quase sempre melhor do que não fazer nenhum. Sendo assim, isso é definitivamente uma ideia com a qual se deve dormir hoje, para acordar amanhã com novas atitudes.

Este artigo foi originalmente publicado em upwave.com.

Traduzido e adaptado por IKOEH.com

Nenhum comentário: