quarta-feira, 21 de maio de 2014

Hábito de acumular muitos objetos pode virar um problema

Tem gente que gosta de guardar tudo e encher a casa de objetos, como cadernos da escola, pilhas de jornais, revistas e livros e caixas de sapato, por exemplo. No entanto, esse hábito pode sair do controle e começar a atrapalhar a qualidade de vida dessas pessoas.

Como explicou o psiquiatra Daniel Barros no programa Bem Estar, se a pessoa começa a pegar mais coisas do que deveria, se afasta dos outros e se incomoda muito com as críticas, pode ser um sinal que esse acúmulo esteja começando a virar um problema.

Para o porteiro Roberto Rodrigues, por exemplo, a desculpa para guardar coisas antigas é porque eventualmente elas podem ser usadas no futuro. Como resultado disso, o quintal da casa da família tem de tudo: ferramentas, mochilas velhas e até os instrumentos musicais da época em que ele tinha uma banda.

Todos esses objetos ocupam um grande espaço da casa, o que começou a preocupar a família.

Segundo o psiquiatra Daniel Barros, para evitar que o acúmulo vire um problema, existe uma dica fundamental – se o objeto está sem uso há um ano, é hora de repassar. Ou seja, se um sapato novo for comprado, talvez seja melhor retirar um velho da sapateira e evitar que eles fiquem cada vez mais acumulados.

Além dessa dica, existem outras medidas que também podem ajudar – no caso de revistas, jornais e cartas, por exemplo, é melhor tomar a decisão de jogar fora no dia que você as recebe, sem deixar para depois. Na hora de comprar alguma coisa, é fundamental pensar duas vezes para não agir sobre impulso, como alertou o médico. Reservar 15 minutos do dia para dar uma olhada no armário e cômodos da casa também pode ser muito útil.

O endocrinologista Alfredo Halpern explicou que os mesmos sinais de alerta para os acumuladores também podem funcionar para os obesos.

Por exemplo, será que eles pegam mais comida do que precisam? Será que se incomodam com a crítica dos outros que dizem que estão comendo demais? Ou se afastam das pessoas? Respostas positivas a essas perguntas podem indicar que a obesidade está saindo do controle e por isso, é preciso prestar atenção.

Para evitar a doença, o médico explica que é necessário fazer um equilíbrio das calorias. Se a pessoa come, mas gasta as calorias, ela mantém o peso; porém, se ela come, não pratica atividade física e não gasta o que comeu, ela acaba engordando. Portanto, o exercício é fundamental para prevenir a obesidade.

Fonte: Bem Estar

Nenhum comentário: