quinta-feira, 8 de maio de 2014

Seis dicas para não deixar o alimento se tornar um vício

Comer demais, sem vontade, engolir rápido e sentir culpa. Se você se identificou com esses sinais, atenção: você pode estar sofrendo de compulsão alimentar. Nesse distúrbio, a comida acaba sendo utilizada como válvula de escape para aliviar a ansiedade, estresse e frustrações. A nutricionista Talitta Maciel, do Espaço Reeducação Alimentar, alerta que o problema é mais comum do que parece. Atinge cerca de 4% da população geral e 6% dos obesos. “É preciso entender que há outras formas, mais saudáveis, de se controlar os sentimentos. Os exercícios físicos, por exemplo, ajudam a aliviar a tensão e se manter saudável, a comida não. É preciso ficar atento aos sintomas, para que eles não se tornem frequentes, abrindo espaço para outras doenças, como a obesidade”, afirma. O compulsivo não tem hora para comer e não controla a quantidade que come. A nutricionista do Hortifruti, Giovana Bastazini Guerra, explica que a compulsão acontece quando não estamos em equilíbrio. “A válvula de escape geralmente é a comida. O indivíduo deve buscar ter prazer em vários seguimentos além da comida, no esporte, no lazer, na religião, no trabalho, na relação sexual sadia”, afirma.

Solução

Mas nem tudo está perdido. Algumas medidas simples podem evitar os gatilhos da compulsão. Giovana explica que, com disciplina e força de vontade, dá para transformar os hábitos saudáveis em rotina. Tomar um bom café da manhã, comer de três em três horas e fazer exercícios são algumas das dicas das nutricionistas “O segredo não está em comer muito em poucas vezes, mas, sim, pouco em muitas vezes. Fazer o metabolismo trabalhar constantemente e não utilizar as reservas de energia”, explica Giovana. Confira na tabela abaixo outras dicas para evitar que a comida se transforme em vício.

Hábitos do bem

1. Comece o dia Não pule o café da manhã – é a primeira e a mais importante refeição do dia. A tendência de quem sai de casa sem se alimentar é desenvolver compulsão noturna, principalmente por alimentos ricos em carboidratos e gordura.

2. Não espere ficar com fome Comendo a cada 3 horas, a pessoa não sente uma fome exagerada na hora das refeições, ou seja, ela vai comer menos e evitar os lanches fora de hora. Além disso, isso mantém o metabolismo ativo.

3. Aposte no triptofano Ele é um aminoácido que estimula a produção da serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Age também contra a ansiedade, já que possui ação calmante e relaxante. Alimentos que contêm triptofano: banana, vegetais verdes-escuros, farelo de aveia e oleaginosas.

4. Atividade física sempre O exercício diário faz com que o corpo libere endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Além de aliviar o estresse e a ansiedade, eles ajudam a regular o sono e a controlar a vontade de comer.

5. Devagar e sempre Comer devagar e mastigar bem os alimentos faz com que nos sintamos mais saciados, isto é, demoramos mais para sentirmos fome. Se comemos rápido, nosso cérebro não tem tempo para identificar o alimento e promover a sensação de saciedade.

6. Salada primeiro Um prato de salada ou legumes de entrada é uma boa estratégia para comer menos de outros alimentos. As verduras e legumes possuem fibras e água, o que ocupará um bom espaço no estômago e faz com que a saciedade seja alcançada com uma quantidade menor de comida.

Fonte: gazetaonline

Nenhum comentário: