sexta-feira, 13 de junho de 2014

Cervicalgia

A coluna cervical, localizada na região posterior do pescoço, é composta por sete vértebras e é considerada o elo flexível entre o crânio e o tronco. Possui funções de suporte e movimentação da cabeça, além de proteção para as estruturas vasculares e do sistema nervoso.

Justamente por ser uma área de bastante mobilidade, a coluna cervical merece cuidados especiais, que proporcionem um adequado equilíbrio entre a flexibilidade e a força muscular do pescoço.

É bastante frequente a ocorrência de dores, tensões e rigidez no local onde está localizada a coluna cervical, gerando a Cervicalgia.

Para manter a coluna cervical saudável, é essencial a adoção de alguns bons hábitos, tais como: alongar-se periodicamente, manter boas posturas corporais (principalmente no trabalho, nos estudos, ao assistir televisão e ao utilizar o computador), evitar carregar pesos exagerados e utilizar colchão e travesseiro adequados e de boa qualidade para dormir.

O fisioterapeuta dispõe de diferentes métodos de tratamento a serem empregados em conformidade com as exigências de cada situação concreta. Pode, por exemplo, utilizar aparelhos para combater a dor e a inflamação, aplicar terapias com calor local, realizar trações cervicais, prescrever exercícios de alongamento e de fortalecimento da musculatura implicada, elaborar programas de conscientização postural e utilizar técnicas como RPG e Pilates para melhoras a postura.

Fonte: MRfisioterapia

Nenhum comentário: