quarta-feira, 18 de junho de 2014

Tem dores de cabeça, nas costas ou nos membros com frequência? Veja quais são os principais sinais de alerta

Muita gente quando sente dor toma um analgésico em busca de alívio.

Mas para cada dor há centenas de causas prováveis... então pense bem, como um único remédio pode curar todas elas?
Observar sintomas associados às dores de cabeça ou dores no corpo é fundamental para atacar a causa correta.

DOR NA CABEÇA

Muitas podem ser as causas de dor de cabeça. Variam desde as mais simples, como a dor de cabeça tensional, até as causas mais graves como tumores ou processos infecciosos, como a meningite. No meio deste “caminho”, há outras causas comumente encontradas como, para citar algumas, enxaqueca, infecções de vias respiratórias – sinusite, otite ou amigdalite, por exemplo –, além de outras causas como esforço físico, determinados cheiros, calor excessivo ou estresse físico e /ou emocional. Tudo isso pode dar dor de cabeça. 
O mais indicado é, claro, descobrir qual é a causa da dor de cada um. Só então definir o melhor tratamento para a determinada causa da determinada dor de cada pessoa, especificamente. Por isso nunca se deve “copiar” a prescrição de amigos ou parentes. Só o médico é que pode prescrever e cada um tem a sua prescrição.

Porém, procure rapidamente um médico se junto com a crise de dor de cabeça, independentemente do que seja sua causa, surgirem sinais e sintomas como: dificuldade para falar ou digitar no computador ou no celular, tremores em extremidades, esquecimentos de fatos corriqueiros, visão dupla, turva ou borrada, náuseas ou vômitos, febre alta, dores pelo corpo, desânimo, pintinhas roxas espalhadas na pele, desmaio ou, sem dúvida, crise convulsiva.

Basta um destes sinais ou sintomas estarem presentes associadamente à dor de cabeça. Já é motivo suficiente para que o médico seja imediatamente consultado.

DORES NAS COSTAS OU NOS MEMBROS

Vale também o mesmo princípio. Para atenuar a crise aguda de dor nestas regiões do corpo, há que se descobrir a causa – que pode ser neurológica, ortopédica ou reumatológica – e só depois definir o tratamento.

Mas há sinais e sintomas que, quando presentes, merecem uma investigação mais rápida, pois podem significar uma situação mais urgente. Basta ter um só deles, associado à dor.

Preste atenção se você: acorda à noite com a dor incomodando; apresenta sinais de inflamação nas articulações como inchaço, calor local, vermelhidão junto com piora da dor; tem febre; dificuldade para mexer e movimentar os membros, principalmente pela manhã – isso se chama rigidez matinal – sensação de queimação; dificuldade para andar; tremores em extremidades, isto é, em mãos e/ou pés; sensação de formigamento, membros com mudança de cor, mais pálidos ou arroxeados, ou com alteração na temperatura, mais frios ou quentes ou, ainda, sintomas como disfunção da bexiga ou do intestino.

Se você apresenta um ou vários destes sinais, não perca tempo nem fique esperando passar sozinho. Vá ao médico.

Fonte: Bem Estar


Nenhum comentário: