quinta-feira, 19 de junho de 2014

Frio faz emagrecer mais que exercícios físicos?

Ok, neste começo de ano, sentir frio parece tarefa impossível no Brasil. Mas, caso tenha um ar condicionado, fica a dica: passar frio pode fazer você emagrecer mais do que os exercícios físicos.

É o que diz um estudo liderado pelo endocrinologista Paul Lee, do Instituto Garvan de Pesquisa Médica, na Austrália. Eles expuseram alguns voluntários ao frio por até 15 minutos e depois pediram para que se exercitassem numa bicicleta ergométrica, num nível de dificuldade moderado, por uma hora. E, olha só, por meio da análise de hormônios, descobriram que as duas atividades consumiram a mesma quantidade de calorias. Ou seja, vale mais a pena passar frio por 15 minutinhos do que se exercitar por 60 minutos numa bicicleta.

Quando expostos ao frio, a gordura e o músculo se comunicam por meio de hormônios que transformam a gordura branca em marrom. E isso é bom: a gordura marrom, ao contrário da branca, aumenta o gasto de energia para gerar calor. Nessa a gente se aquece e ainda perder uns quilos.

O tecido adiposo humano é formado pelos dois tipos de gordura. A branca tem a função de armazenar energia no organismo, enquanto a variedade marrom, ao contrário, produz calor corporal, ajudando a queimar calorias. Pessoas com maior proporção de gordura marrom tendem a ser mais magras que indivíduos que têm menores quantidades desse tipo de gordura.

“Quando sentimos frio, primeiro ativamos a nossa gordura marrom, porque ela queima energia e emite calor para nos proteger. Quando essa energia é insuficiente, o músculo se contrai mecanicamente, ou treme, gerando calor”, escreveu no artigo Paul Lee,

Os cientistas estimam que 50g de gordura branca armazenem 300 calorias no corpo, ao passo que 50g de gordura marrom queimem 300 calorias.

Jeitinho fácil de perder peso, não? Só que pode te custar um resfriado…

Crédito da foto: flickr.com/purplemattfish

Fonte: Super Interessante; blogs.estadao.com.br

Nenhum comentário: