quarta-feira, 25 de junho de 2014

Alimentos que causam inflamação abdominal

Você já ficou com aquela sensação de barriga inchada, após comer algum alimento?

Isso não é só uma sensação, existem alguns alimentos que causam uma inflamação no estômago e seu inchaço. Conheça quais são os principais alimentos que causam este incômodo:

  • Verduras como brócolis, couve-flor, repolho, são muito famosas por causar os sintomas aos quais nos referimos anteriormente. Por isso, se essas verduras surtem esse efeito em você o melhor é diminuir seu consumo.
  • O excesso de sal nas refeições também aumenta o risco de apresentarmos distensão abdominal, pois geralmente o sal retém líquidos e isso contribui para inchaços nessa região. Assim, o ideal é reduzir o consumo excessivo de sal a fim de evitar um mal-estar, aliás, pessoas que sofrem de hipertensão se beneficiarão muito dessa dica.
  • O feijão é famoso por causar desconfortos abdominais instantâneos, mesmo que para algumas pessoas os efeitos negativos do alimento não sejam sentidos e elas consigam desfrutá-lo sem maiores inconvenientes.
  • Os produtos lácteos também contribuem para o inchaço abdominal. Pessoas que passam muito tempo sem consumir esse tipo de produto, ou intolerantes à lactose, costumam sofrer incômodos abdominais, cólicas e até diarreias quando o consomem. É muito importante que, frente a uma suspeita de intolerância a esse tipo de produto, um médico seja consultado para fazer um diagnóstico preciso e receitar um tratamento correto, pois os incômodos podem ser cada vez piores sem esse tratamento.
  • Bebidas gasosas, além de não serem saudáveis por seu alto teor de calorias e açúcares, podem gerar gases incômodos e inchaço no abdômen. É preferível substituí-las por sucos ou bebidas mais saudáveis, como é o caso da água.
  • Alimentos fritos também estão na lista dos causares de incômodos abdominais, são difíceis de digerir, permanecendo por mais tempo no sistema digestivo e nos enchendo de gases.
  • O chiclete, por incrível que pareça, também pode gerar esses incômodos. A razão está no fato de que ao mastigá-lo uma grande quantidade de ar preenche nosso estômago e se acumula na região.

Digestões lentas permitem que os alimentos fermentem em nosso organismo, gerando gases e prisão de ventre. Assim, em situações de nervoso ou estresse não se sente para comer, primeiro se acalme e quando estiver mais estável coma. E mastigue bem os alimentos.

São muito comuns situações onde comemos nervosos ou inquietos e depois nos damos conta de que o organismo está lento e o estômago pesado.

Caso os sintomas de inflamação abdominal se apresentem em casos pontuais como, por exemplo, logo depois de consumir certos tipos de alimentos, a probabilidade é de que isso não seja um problema grave. Mas, se além dos sintomas principais, que são gases e inchaços, surjam também diarreia, vômitos ou outros sintomas, é preciso consultar um médico.

Remédios naturais para tratar a inflamação abdominal

Gengibre

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, por isso seu consumo é recomendável em casos de inflamação ou distensão abdominal causada por digestões difíceis, ajudando a diminuir gases incômodos.

Infusões

Infusões de camomila, hortelã e sálvia são muito benéficas para tratar inflamações abdominais. E, ainda, a infusão de uma colher de chá de canela em pó para uma xícara de água quente é muito efetiva. Basta deixá-la repousar por 15 minutos, adoçá-la com um pouco de mel e aproveitar!

Fonte: Melhor com saúde (adaptado)

Nenhum comentário: