quinta-feira, 26 de junho de 2014

Bursite trocantérica do quadril: saiba como tratar

A articulação no quadril é muito complexa, possuindo 32 músculos que com frequência sofrem um grande impacto durante atividade física. Para se ter uma ideia, uma simples caminhada pode ofertar até três vezes o peso do corpo na articulação e na corrida cinco vezes em cada apoio do pé no chão. Está carga pode acabar sobrecarregando o quadril.
Dentre as várias bursas encontradas nesta articulação, a inflamação da bursa trocantérica é a mais comum e também a mais conhecida por causar dor na região lateral da coxa.

A bursite trocantérica pode ser causada pela sobrecarga dos tendões e fáscias sobre o trocânter maior. Esse tipo de bursite causa dor na lateral do quadril e na coxa, podendo causar dificuldade para caminhar. Quem tem essa síndrome pode ser diagnosticado com outras doenças como na lombalgia; doença na articulação sacroilíaca; artrose e tendinopatias.
Para a confirmação do diagnóstico, geralmente são necessários exames como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. O diagnóstico ajuda a descartar outras doenças e facilitar na escolha do tratamento.

Na maioria dos casos, o clínico acaba indicando o tratamento não cirúrgico que conta com o auxilio de analgésicos, anti-inflamatórios e a fisioterapia. A fisioterapia consegue evoluir o quadro do paciente para melhor apresentando uma diminuição na dor e até na cura da bursite. As sessões costumam contar com exercícios de relaxamento muscular dos tecidos que fazem pressão sobre a bursa. Em alguns casos, a fisioterapia pode corrigir alteração na marcha, correção biomecânica e controle muscular.
O tratamento cirúrgico é indicado para os pacientes em que os sintomas causam limitação.

Fonte: O joelho

Nenhum comentário: