terça-feira, 15 de julho de 2014

Pilates pode ajudar no tratamento de Neymar

Neymar sofre uma fratura na coluna no jogo entre Brasil e Colômbia, o craque foi atingido pelo joelho do jogador colombiano Zuñiga na região lombar.

O choque de uma corrida equivalente a 10 km/h e o impacto superior a 50 kg, ocasionaram uma lesão infrequente no futebol de campo, a fratura do processo transverso da 3ª vértebra lombar.

A fisioterapeuta Marjorie Filellini Laurino(Crefito-3: 160760-F) fala sobre o acontecido na Revista Pilates e sugere uma forma de tratamento que pode ajudar Neymar a voltar logo para o campo.

‘’O tempo de recuperação é relativo e pode variar de 6 até 12 semanas, tudo depende da extensão e gravidade da fratura. Para que a recuperação seja breve e eficaz o repouso é extremamente importante, já que a região acometida abriga a fixação de importantes músculos mobilizadores da coluna, como os intertransversários, rotadores e multífidos. Estes músculos fazem com que a coluna se movimente para os lados e rotacione, para tanto, o uso do colete é imprescindível ‘’, explica Marjorie.

E a pergunta que não quer calar: Se ele está usando o colete ele não pode andar? A fisioterapeuta explica: ‘’A coluna está imobilizada e, a região acometida é muito delicada e também recebe a fixação de outro músculo muito importante, o Psoas maior, que atua na flexão da coxa no quadril. Portanto, andar está fora de cogitação. Após a consolidação da fratura podemos começar a pensar em movimento, e é aí que o nosso bom e velho conhecido Pilates entra com tudo! A região do Core é o principal foco do método e é exatamente ele que precisa ser fortalecido após tanto tempo em repouso’’, conta a profissional.

Como tudo tem a sua hora para acontecer e as fases de recuperação precisam ser respeitadas, precisamos entender que nenhuma técnica e nenhum profissional sozinho poderia ser capaz de proporcionar uma reabilitação eficaz, por isso o trabalho multidisciplinar é fundamental e imprescindível. Os profissionais indicados para a recuperação são médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos e personal trainers.

‘’Claro que cada caso deve ser avaliado detalhadamente, porém, a volta às atividades é iniciada com o trabalho de estabilização da região. Isso é feito através da contração isométrica do músculo, quando não há movimento. No caso do Neymar, até respirar pode causar dor, os músculos inseridos na região auxiliam na expiração forçada’’, declara ela.

O Pilates é uma ótima opção de tratamento, estamos na torcida pela recuperação do craque.

Fonte: Revista Pilates

Nenhum comentário: