segunda-feira, 14 de julho de 2014

Quatro produtos que parecem saudáveis e não são

Nem todos os alimentos que aparentam ser menos calóricos e mais saudáveis, são realmente saudáveis. Você já parou pra pensar nisso?

Veja quatro produtos muito procurados por quem está de dieta e que podem se tornar verdadeiros problemas para a saúde. Substituir refrigerante por suco de caixinha, bolacha por barrinha de cereal ou pão francês por pão multigrãos, por exemplo, não é tão vantajoso quanto parece. Saiba o porquê.

Suco de caixinha
Contém excesso de açúcares e aditivos químicos, como corantes, conservantes e aromatizantes. Além de engordar, pode desencadear reações alérgicas. “Mesmo os sucos light, devido ao processo de industrialização, perdem muitos minerais, fibras e vitaminas presentes na fruta in natura. Assim, a função nutritiva já não é mais a mesma”, explica Ana Huggler, nutricionista do centro clínico Global Nutrição.

O suco feito diretamente da fruta é sempre a melhor opção. Mas até este item exige alguns cuidados, como o consumo imediato, para que as vitaminas não sejam desperdiçadas. “Após o preparo, deve ser ingerido, no máximo, de 30 a 60 minutos depois, já que a vitamina C presente nas frutas se perde com facilidade”, explica Ana.

Barrinha de cereal
Apesar de indicada para o intervalo entre as grandes refeições pela alta concentração de fibras e o baixo teor calórico e de gordura, algumas marcas contém sódio, gorduras saturadas e açúcares em excesso. O principal culpado é o xarope de milho, rico em frutose.

Portanto, é importante ficar atento às especificações dos rótulos. As barrinhas possuem muitos conservantes, substâncias que, em pesquisas recentes, aparecem relacionadas ao desenvolvimento de cânceres em longo prazo.

Pães multigrãos
Por mais que o nome pareça saudável, nem sempre carregam as propriedades nutricionais dos grãos integrais, pois muitos são preparados com grãos refinados. Confira sempre a lista de ingredientes e, se em primeiro lugar estiver a farinha de trigo refinada, mesmo que fortificada, o pão não é cem por cento integral. Fique atento.

Cereal matinal 
O cereal pode ser uma boa fonte de energia, já que cada grão do cereal é um grão de milho, mas é só. Já reparou no que sobra no saquinho quando acaba o cereal? Açúcar puro, não é? “É possível conseguir a mesma quantidade de carboidratos em outros alimentos, como pão integral e mingau”, explica a nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência.

Se você ainda assim quiser comer, invista nas opções sem açúcar. Você pode adicionar uma fruta, como banana ou morango, para deixar a refeição mais gostosa.

Fonte: Revista Pilates

Nenhum comentário: